O policial militar da reserva, Nelson Teixeira dos Santos, morador de Candeias do Jamari, protocolou na Câmara Municipal da cidade, uma denúncia apontando graves infrações supostamente cometidas pelo prefeito Valteir Queiroz e que se levadas adiantes no parlamento municipal pode culminar com a perda do mandato.
De acordo com a denúncia, que foi protocolada e já está com a sua leitura no Ordem do Dia da Câmara Municipal desta próxima segunda-feira (17), o prefeito vem adotando atos e procedimentos administrativos incompatíveis com a função pública que ocupa, tais como abertura de crédito adicional suplementar sem autorização legislativa, aplicação de 20,98% das receitas de impostos e transferências constitucionais na manutenção e desenvolvimento do ensino – IvlDB quando o mínimo estabelecido é 25%, insuficiência financeira para a cobertura das obrigações (passivos financeiros) e aplicação de receitas de capital em despesas correntes.
A denúncia incluiu o relatório apresentado pela Polícia Civil referente a deflagração da operação “Articulata”, que apontou uma possível ação de direcionamento de licitações públicas como forma de pagamento de financiamento em campanha por parte do prefeito Valteir Queiroz.
Após a leitura no Legislativo, a denúncia pode ser aceita ou não pelos vereadores, que se derem continuidade poderão iniciar os tramites para a cassação do mandato de Valteir Queiroz.
O município de Candeias do Jamari tem um histórico conturbado com seus prefeitos. A cidade que elegeu Valteir Queiroz logo em seguida à uma eleição suplementar após o prefeito ser assassinado e o vice cassado, pode ver o quarto prefeito sem mandato completo em menos de dez anos.