Publicidade

Hildon Chaves apresenta Porto velho em evento internacional na Espanha

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.

Por

Redação

INTERNACIONAL

Publicidade

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, está na Espanha apresentando as potencialidades do município para empresários catalães.

INTERNACIONAL 2

A viagem faz parte de uma missão internacional promovida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que inclui a programação do Smart City Expo World Congress, maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, realizado em Barcelona (Espanha), entre os dias 6 e 9 de novembro.

HORA CERTA

Hildon Chaves destacou que Porto velho vive um momento importante, que passa por um processo de urbanização e de desenvolvimento.

ESCAMBO

Ele enfatiza a iniciativa de mostrar as potencialidades da capital e debater com outros prefeitos modelos de gestão e troca de experiências administrativas, o que sempre contribui para o aprimoramento do trabalho.

CARGO

O prefeito de Porto Velho é vice-presidente de Relações com o Judiciário da Frente Nacional dos Prefeitos.

OUTRAS CIDADES

Diversos municípios brasileiros estarão apresentando suas potencialidades, numa parceria com a Câmara de Comércio Brasil Cataluñia.

PROPAGANDA

Em seu discurso, o prefeito Hildon Chaves destacou as características principais de Porto Velho, sua capacidade produtiva, sua localização privilegiada junto à Amazônia e as dificuldades de se administrar uma cidade com território maior que alguns estados brasileiros.

BARCELONA

Hildon Chaves, junto de Fabricio Jurado, secretário Geral de Governo, e a comitiva de prefeitos devem conhecer experiências inovadoras de Barcelona, além de visitar a prefeitura da cidade e serem recebidos pelo prefeito Jaume Collboni.

SMART CITY EXPO WORLD CONGRESS

O evento Smart City Expo World Congress, terá reuniões bilaterais com importantes empresas que oferecem soluções urbanas, encontros políticos e de negócios, diálogos com empresários catalães e reuniões com instituições internacionais.

DESTAQUE

Com um programa de três dias e um público estimado em mais de 20 mil pessoas e mil expositores, o SCEWC é o principal evento internacional de cidades inteligentes.

DEBATES

Este ano,  o conteúdo do Congresso se dividirá em 8 tópicos: Mobilidades, tecnologias habilitantes, energia e meio ambiente, governança, vida e inclusão, infraestrutura e construção, economia e proteção e segurança.

LEI

Falando em Hildon Chaves, ele  sancionou  projeto de lei que garante que servidoras públicas tenham direito a um dia de folga para realização de exames ginecológicos e de prevenção ao câncer de mama.

ORIGEM

O projeto é de autoria das vereadoras Márcia Socorrista e Elis Regina. Toda pessoa com útero que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos.

TEM CURA

Segundo especialistas, o câncer de colo de útero é uma doença que pode ser evitada e tratada quando diagnosticada na fase inicial.

4° PARTE

O Exército omitiu do Supremo Tribunal Federal (STF) os nomes de 10 pessoas que visitaram o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, na prisão.

GUIA

Entre os militares está Fabiano da Silva Carvalho, major do Exército apontado pela Polícia Federal (PF), no inquérito que corre no próprio Supremo, como responsável por elaborar um “guia” para viabilizar um golpe de Estado no fim de 2022.

MAIS

Outros seis militares, uma advogada e dois policiais federais tampouco aparecem na lista fornecida ao STF por determinação do ministro Alexandre de Moraes.

LITORAL NAS FÉRIAS

A Confederação Brasileira da Pesca e Aquicultura (CBPA) pediu ao ministro da Pesca, André de Paula, que tome medidas para controlar a crise da invasão do peixe-leão na costa brasileira. O animal foi identificado em ao menos oito estados.

LOCAIS

Em evento ontem, a confederação apresentou um relatório ao ministro. O predador, originário dos oceanos Índico e do Pacífico, se alimenta de outros peixes do mesmo tamanho que ele e tem provocado desequilíbrio ambiental.

LOCALIDADES

Segundo o estudo apresentado, o peixe-leão já foi encontrado nos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tem feito o manejo do animal, com a captura onde a espécie é avistada. A entidade que representa pescadores diz que é preciso controlar a velocidade do avanço do animal para evitar que ele chegue a regiões mais vulneráveis, como é o caso da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, em Pernambuco.

PERIGO

Além de um predador voraz, o peixe-leão também possui espinhos venenosos, que causam inflamações em animais e humanos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.