Search
Close this search box.
Publicidade

Léo Moraes cria projeto de lei que permite presença de acompanhantes a parturientes

Publicidade

O deputado Léo Moraes (Pode) elaborou um projeto de lei que torna obrigatório aos hospitais da rede pública e privada, disponibilização de meios que permitem a presença de acompanhantes a parturientes.

Segundo o parlamentar, mesmo que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabeleça que a criança internada ou em observação tenha direito a um acompanhante, com condições adequadas, nem sempre essa norma é cumprida.

Publicidade

“Com as mães que acabaram de dar à luz e seus recém-nascidos essa situação pode se agravar, pois muitas passam por este momento sozinhas, sem o devido apoio e respeito que nossa legislação oferece”, argumentou o parlamentar.

A proposta, segundo o projeto, estabelece que hospitais públicos e privados garantam a presença de acompanhantes fornecendo acomodações apropriadas e as principais refeições. Caso a presença seja contraindicada, nos casos de internações em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), ou em situações clínicas, a decisão deverá ser justificada pelo corpo clínico.

Caso a unidade hospitalar descumpra a nova lei, poderá ser aplicada uma multa e em caso de reincidência, o valor será dobrado e revertido em favor do Fundo Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher.

“Queremos proporcionar às mulheres a oportunidade de estarem com seus entes nesse momento tão marcante que é do nascimento de um filho. Com alguém ao lado, essas mães recebem carinho, suporte, auxílio e condições ideais para uma boa recuperação”, concluiu Léo Moraes.

ALE/RO – Assessoria

Foto: Ronaldo Afonso

Combate Clean Anúncie no JH Notícias