ESTRATÉGIA
Parece que os ensinamentos observados na derrota do senador Marcos Rogério para o governador Marcos Rocha, no segundo turno da campanha de 2022, não serviram para o candidato a prefeito Léo Moraes.
“ATAQUE”
Léo tem entrado com ações frequentes na Justiça Eleitoral, tentando de alguma forma atingir a candidatura de Mariana Carvalho. Os principais argumentos usados nas ações seriam abuso de poder econômico e divulgação de campanha antecipada ou antes do prazo previsto em Lei.
ENTRAVE
A candidata do União Brasil seria a pedra no meio do caminho do candidato do Podemos. Creem os “especialistas” de plantão, que desestabilizar Mariana poderia fortalecer Léo, que hoje – em matéria de grupo político – está anos luz atrás da ex-deputada.
INVERSO
O problema é que ataques fortuitos, na maioria das vezes, ocasionam um efeito contrário ao que se imagina. Marcos Rogério perdeu a eleição ao optar pelo “veneno” verbal contra Marcos Rocha, que se defendeu com leveza usando dois ou três versículos bíblicos toda vez que era provocado pelo adversário.
AGRADECIMENTO
Na verdade, Mariana tem muito mais a agradecer a Léo Morais do que efetivamente responder as investidas. Primeiro porque Léo não ganhou nenhuma das ações pleiteadas até o momento.
REJEIÇÃO
E segundo que não há dúvidas de que a perseguição judicial política pode ajudar a candidata do União Brasil a combater seu pior inimigo. A rejeição.
REJEIÇÃO 2
O grupo político do Podemos parece tão fora da realidade que nem percebe o que vem acontecendo na “frente do nariz”. Seu maior adversário na campanha, vem andando de carroça quando poderia estar pilotando um carro de Fórmula 1.
REJEIÇÃO 3
O que isso significa e onde pode fazer a diferença? Como não sou pago para dar consultoria, que se virem as pessoas de marketing contratadas a peso de Ouro para entender o que está ocorrendo.
DEFERIMENTO
O único parecer favorável da Justiça Eleitoral ao candidato do Podemos até o momento, diz respeito a uma ação que nem é contra a candidata do União Brasil, mas sim contra a prefeitura, e que eu entendo que pode ser revista.
DECISÃO
Os advogados de Moraes questionaram a mídia que a prefeitura iria fazer em toda a imprensa da capital, orientando sobre o perigo das queimadas e os riscos da poluição do ar para a saúde das pessoas.
DECISÃO 2
Entendeu a Justiça que o pedido do Podemos é pertinente, e foi dada uma liminar destacando que a divulgação de ações da prefeitura, nesse momento, poderia favorecer Mariana Carvalho, que tem o apoio do prefeito Hildon Chaves.
DECISÃO 3
Na mesma decisão proibindo a mídia , também foi determinada a retirada do ar das redes socias da prefeitura e também de todas as reportagens jornalísticas produzidas pelo setor de comunicação do município.
MEDIDA
Decisão judicial se cumpre e depois se questiona quando uma das partes se sentir prejudicada. É o que a prefeitura irá fazer. A Procuradoria do Município já está trabalhando para cassar a liminar.
OPINIÃO
Ao ler a decisão da Justiça, com a devida vênia, me parece que houve indução ao erro. A petição do Podemos mistura propaganda e publicidade com comunicação institucional e utilidade pública. Quando na verdade há distinção entre ambos.
OPINIÃO 2
Propaganda e publicidade envolvem ações que enaltecem determinada atitude de um gestor. Algo do tipo, “graças ao prefeito tal, o município comprou 50 mil lâmpadas de Led para substituir as de mercúrio que viviam queimando e consumiam mais energia”.
OPINIÃO 3
No caso da comunicação institucional, essa mesma informação é dada em formato jornalístico, explicando pontualmente quem vai ser beneficiado e ouvindo a população sobre a importância da cidade não ficar com suas vias no escuro.
OPINIÃO 4
No caso das mídias de utilidade pública, elas envolvem campanhas pontuais como de vacinação, maio amarelo, novembro azul, evite as queimadas, não corte galhos encostados na rede elétrica, entre outras.
OPINIÃO 5
Ao impedir ações de interesse público, me parece que há uma interpretação errada do que efetivamente devem ser as campanhas. Aliás, em setembro de 2022, o próprio Tribunal Superior Eleitoral autorizou que o Governo Federal realizasse a Campanha do Setembro Amarelo focado na prevenção ao suicídio.
OPINIÃO 6
Voltando ao candidato Léo Moraes, me parece que ao focar em uma única candidata, ele esquece dos demais concorrentes que também tem chances reais de passar para o segundo turno da eleição.
OPINIÃO 7
Seria muito mais sensato e real, mirar no segundo turno do que efetivamente tentar desconstruir, nesse momento, a candidatura que aparenta ser a mais sólida da disputa deste ano.
OPINIÃO 8
Os demais pretendentes ao segundo turno, ao que parece, andam comemorando a estratégica equivocada do candidato do Podemos, que lhes permite organizar suas ações sem a necessidade de ficar fazendo buraco na água.