Search
Close this search box.
Publicidade

Nota de Pesar do deputado Anderson Pereira – Falecimento do arcebispo emérito Dom Moacyr Grechi

Publicidade

Manifestamos nosso profundo pesar pelo falecimento nesta segunda-feira (17) do arcebispo emérito de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, aos 83 anos, em um hospital particular da capital.

Com mais de meio século de sacerdócio, sua história se confunde com a luta em defesa dos menos favorecidos na Amazônia. O religioso foi um dos criadores do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e da Comissão Pastoral da Terra, entidade que presidiu por oito anos. Destacou-se pela defesa dos indígenas, dos seringueiros e dos trabalhadores rurais. Lutou pela punição dos assassinos de Chico Mendes, que conheceu pela atuação nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s). Por 27 anos, foi bispo da Diocese de Rio Branco/AC.

Publicidade

Foi membro delegado pela CNBB da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho (Conferência de Aparecida), que aconteceu em maio de 2007, onde teve contato com Mário Jorge Bergóglio, então arcebispo de Buenos Aires, que futuramente seria o Papa Francisco.

Em 29 de julho de 1998, foi nomeado arcebispo de Porto Velho, tendo tomado posse em 8 de novembro de 1998. Aposentou aos 75 anos e foi substituído em 3 de março de 2012 por Dom Esmeraldo Barreto de Farias.

Como arcebispo de Porto Velho, contribuiu para a criação da Faculdade Católica de Rondônia, da Comissão Justiça e Paz de Rondônia e para o fortalecimento dos Centros Sociais da Arquidiocese. Teve como lema: “O último de todos e o servo de todos”. (Marcos 9:35).

Nossos sentimentos por essa perda inestimável para a comunidade católica na Amazônia.

Deputado Anderson Pereira (Pros)

Combate Clean Anúncie no JH Notícias