ELEIÇÃO
A campanha deste ano vai oferecer ao eleitor frentes bem definidas. As pessoas terão 2 opções já conhecidas na política e outras cinco que buscam um lugar ao sol, ou melhor, lugar no Prédio do Relógio.
PODER
Mariana Carvalho ( UB) já foi vereadora e deputada federal, Léo Moraes foi vereador, deputado estadual e deputado federal. Ambos então já tiveram mandatos e muito poder de decisão.
DESTAQUE
Embora com ideologias parecidas, Mariana e Léo atuaram em frentes distintas. A ex-deputada focou mais em educação e saúde, enquanto que o ex-deputado priorizou questões sociais e de inclusão.
AÇÕES
Evidente que ambos vão tentar mostrar ao leitor que seus trabalhos políticos foram muito além disso, e que poderão fazer bem mais caso venham a ser eleitos para comandar nossa capital.
NOVOS
Do outro lado, estão cinco postulantes ao cargo de chefe do executivo municipal que terão desafios maiores. Todos sabem que não basta só apresentar currículo, é preciso também provar capacidade de gestão.
NOVOS 2
Célio Lopes é militante partidário filiado há mais de 10 anos no PDT. Já trabalhou como servidor comissionado no governo estadual, Funasa e Detran. Vem prometendo dar prioridade para saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento sustentável.
NOVOS 3
Célio ganhou um reforço no fim de semana. Vinicius Miguel, que até então seria candidato a prefeito pelo PSB, desistiu da candidatura. Em uma entrevista coletiva, Miguel alegou questões pessoais e disse que vai ajudar na campanha de Célio Lopes.
NOVOS 4
Euma Tourinho é uma juíza aposentada com desempenho elogiável na magistratura e um sobrenome forte na capital. Nunca atuou na política, se fez isso foi nos bastidores e de maneira muito tímida, até pela condição em que sempre esteve.
NOVOS 5
No lançamento de sua candidatura, divulgou um plano de atuação voltado a 15 setores específicos, que no entendimento da candidata, são o que Porto Velho precisa com mais urgência.
NOVOS 6
Tourinho aponta como destaques saúde e economia. Enfatiza com altivez que seu projeto é para uma gestão estratégica que irá colocar a capital entre as principais do país, tanto em qualidade de vida quanto desenvolvimento sustentável.
NOVOS 7
Samuel Costa é advogado e um militante partidário bem conhecido na cidade, embora nunca tenha sido eleito em nenhum cargo público. Já esteve participando de outros pleitos, onde sempre deu destaque a pautas de esquerda.
NOVOS 8
Samuel mantém um discurso afinado com a militância esquerdista, procurando focar sempre em questões prioritárias como saúde, educação, emprego e renda e assistência social.
NOVOS 9
Ricardo Frota é outro que já atuou em alguns setores públicos como comissionado, mas nunca teve mandato. Ricardo trabalhou na divisão de cultura municipal, câmara de vereadores e foi Conselheiro do Idoso.
NOVOS 10
Ferrenho defensor de Jair Bolsonaro, o candidato do Novo diz que sua prioridade é a saúde e que a população precisa de um hospital público. Outra promessa dele é investir na redução dos índices de feminicídio.
NOVOS 11
Fechando os novos na política, o eleitor terá ainda o nome de Benedito Alves como candidato a prefeito. Ele é professor universitário e advogado. Já atuou como policial civil, contador, e Secretário de Finanças de Rondônia.
NOVOS 12
O candidato do Solidariedade também já foi Conselheiro no Tribunal de Contas de Rondônia. Pretende usar as experiências em finanças e no TC, como um cartão de apresentação ao eleitor.
LIMINAR
O juiz plantonista Jaires Taves Barreto, do 1º Juizado Especial Criminal, concedeu medida cautelar ao prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves e também ao seu advogado Bruno Valverde.
PROIBIÇÃO
A medida cautelar determina que dois empresários que teriam ameaçado de morte o prefeito, se mantenham afastados dele e do advogado por pelo menos 100 metros de distância.
PROBIÇÃO 2
A medida também enfatiza que os empresários estão proibidos de entrar em contato com Hildon Chaves e Bruno Valverde – e seus familiares e testemunhas do caso -, por qualquer meio de comunicação, inclusive telefônico, redes sociais, dentre outros.
FORUM
Nos dias 8 e 9 de agosto, Rondônia irá sediar a 28ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O evento acontece no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho, e além da presença de governadores dos estados-membros da região, reúne secretários estaduais para debaterem pautas em comum.
FORUM 2
O resultado do trabalho desenvolvido no Fórum costuma virar pauta conjunta dos estados componentes da Amazônia Legal, e as reivindicações coletivas acabam facilitando a canalização de recursos para a região.
FORUM 3
Os cinco temas principais que deverão ser abordados nesta edição do Fórum são Governança Fundiária; Agricultura e economia verde; Infraestrutura e Transporte; Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável; e Segurança Pública.