Publicidade

Obra de bueiro na BR-364 vai consumir R$ 20 milhões

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

INTERDITADO

Quem passa pela BR-364, no sentido Porto Velho- Candeias do Jamari, já deve ter observado que foi feito um desvio na pista. Mais de 50 metros de asfalto tiveram que ser destruídos por conta do trabalho.

Publicidade

RELEMBRANDO

Na verdade, os transtornos no local começaram em fevereiro deste ano, durante a chuvarada de inverno. Faltou estrutura adequada para suportar o grande volume de água que tomou conta dos dois lados da pista na região.

RELEMBRANDO 2

Na época, o DNIT justificou a interdição de um trecho para que fossem feitas obras de substituição parcial de uma linha de bueiro de drenagem.

RELEMBRANDO 3

Alegou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que as obras seriam necessárias, pois parte rede estava comprometida ocasionando erosão na estrada e trazendo iminente risco aos usuários.

REALIDADE

Nos dias atuais o que se vê é uma realidade bem diferente da explicação simplória do DNIT. Foi feito um amplo desvio sendo que uma parte enorme do pavimento já foi destruída.

TRABALHO

Segundo o engenheiro Emanuel Neri, na segunda quinzena de janeiro deste ano, o DNIT já havia percebido um afundamento da borda pista que avançava conforme a força da água da chuva.

INSPEÇÃO

Ao inspecionar o local, os técnicos constataram que o problema do afundamento era consequência do fechamento de um bueiro armco que se encontrava fechado no local.

INSPEÇÃO 2

A princípio, de acordo com Emanoel, foi tentado resolver trabalhando apenas em meia pista. Como não parava de chover, o problema se estendeu muito rápido e não foi viável resolver só com trabalho de manutenção, como prevê o contrato da obra.

MEDIDA

Diante disso, a superintendência do DNIT teria sido obrigada a decretar emergência e anunciar uma contratação emergencial para resolver o problema.

OBRA

O engenheiro Emanuel destaca que a nova estrutura é composta por um bueiro de 2×2 duplo de concreto. Isso exige um suporte muito sólido para garantir a eficácia do equipamento.

OBRA 2

No entanto, do ponto onde se encontra a estrutura até a pista seriam 11 metros de altura de aterro acima do tubo. É isso que torna o trabalho tão complexo, destaca Emanuel.

OBRA 3

Por conta dessa situação do terreno, teria sido necessária a escavação bastante larga para garantir a realização de um trabalho adequado. Ou seja, a remoção do tubo velho e a colocação do novo.

CUSTO

O superintendente do DNIT em Rondônia, André Lima dos Santos, disse que o valor do trabalho – cerca de 20 milhões de reais – está dentro do valor de mercado  para uma obra como a que está sendo feita.

APROVADO

Cristiano Zanin, advogado de Lula na Lava Jato, vai ser ministro do STF. Após quase 8 horas de sabatina na CCJ, advogado foi aprovado por 21 a 5.

CASA

Já o plenário do Senado aprovou por 58 votos a 18. Zanin entra na vaga de ministro deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF). Não houve abstenção.

RITO

Nas indicações de ministros ao STF, cabe somente ao Senado analisar a escolha. A votação é secreta. Não há votação na Câmara dos Deputados.

SABATINA

A sabatina do advogado na CCJ é uma etapa obrigatória para que ele assuma a vaga aberta no STF. Aos parlamentares, Zanin afirmou que não irá se comportar como um “subordinado” de Lula na Corte.

PONTUAL

O advogado acrescentou, ainda, que posições democráticas estão acima de “quaisquer outros interesses”.

PERGUNTAS

Um dos momentos que mais chamou a atenção na sabatina foi quando o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) fez mais de 10 questionamentos a Zanin.

SUSPEITO

Moro questionou Zanin, por exemplo, se o advogado iria se declarar suspeito de julgar processos da Lava Jato caso seja aprovado pelo Senado. Moro também questionou qual é a relação de Zanin com Lula.

RESPOSTA

Cristiano Zanin respondeu que teve “convivência bastante frequente” com o petista em razão de ser seu advogado. Acrescentou, ainda, que não irá se declarar impedido de julgar processos somente por conterem a “etiqueta” da Lava Jato.

RESPOSTA 2

Zanin argumentou que, para se declarar impedido, precisa ter atuado como advogado e analisar alguns quesitos, como as partes envolvidas.

RESPOSTA 3

Zanin destacou ainda que nos processos em que atuou como advogado, não poderá vir a julgar este processo ou causa, estando no STF.

OPINIÃO

A chancela de Zanin ao STF talvez seja uma das maiores obviedades do presidente Lula. Algo que nem cabe discussão por conta do histórico de como funcionam as indicações na Corte.

OPINIÃO 2

No Programa NEWS 5.1, da REMA TV, eu cheguei a ouvir “direitistas paraguaios” indignados com tal indicação de Lula. Bradavam que se tratava de uma imoralidade. Pobres criaturas carentes de argumentos.

FLAGRANTE

O leitor Luiz Tagliane fez esse magnífico flagrante na estrada do Belmonte, em Porto Velho. “ Parece estar prenha”, diz ele. Espetáculo exclusivo da nossa Amazônia. Confira o video AQUI.

Anúncie no JH Notícias