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OPINIÃO E POLÍTICA – Após privatização, trecho entre Pimenta Bueno e Ariquemes deve ser duplicado – Por João Paulo Prudêncio

João Paulo Prudêncio é jornalista, profissional da área de jornalismo eletrônico há dez anos, autor de matérias de grande repercussão e vencedor do Grande Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do estado de Rondônia em 2014.

Revogação

Na última semana, vereadores de Porto Velho voltaram a tocar no assunto da revogação do contrato do consórcio SIM, responsável pela prestação do serviço de transporte coletivo na cidade de Porto Velho. Assinado ainda na gestão Nazif, o contrato, que de acordo com alguns legisladores deve ser revisto, não vem sendo cumprido já que de acordo com as cláusulas estipuladas, o consórcio deveria disponibilizar ônibus seminovos, internet, sistema de GPS para localização dos coletivos, veículos climatizados, além de melhorias nos horários e pontos de embarque e desembarque.

No entanto

Até agora grande parte do que foi disponibilizado à comunidade foram ônibus sucateados, serviço de qualidade duvidosa, e um aumento de 30% na tarifa, que saltou de R$ 2,90 para R$ 3,80. Esse reajuste deixou os usuários do sistema de transporte público indignados e foi um dos fatores que fomentou o inicio da discussão de revisão do contrato.

O consórcio

Formado pelas empresas Ideal Locadora, do Grupo Rovema, de Porto Velho, e a Amazônia Transportes, Fretamentos e Turismo, de Macapá, capital do Amapá, o consórcio assumiu o serviço no ano de 2015, após uma série de trapalhadas de representantes da gestão do então prefeito Mauro Nazif (PSB), as empresas tiveram de correr para tocar a empreitada, uma vez que apenas assumiram o contrato em decorrência do cancelamento de uma primeira licitação através do Tribunal de Contas do Estado.

Escândalo

No estado do Amapá, um escândalo de corrupção envolvendo pagamento de propinas à servidores da prefeitura de Macapá por sócios da empresa Amazônia Transportes, levou representantes da empresa para a cadeia após uma investigação levantada pelo Ministério Público Estadual que culminou em uma operação deflagrada pela Polícia Federal.

De olho

Falando sobre o serviço de transporte público de Porto Velho, um internauta fez um válido questionamento: Se o serviço é prestado em Porto Velho e os ônibus vieram do Amapá, porque o emplacamento é feito na cidade de Guajará-Mirim? E se está rodando em Porto Velho a transferência para a localidade não deveria ser feita?

BR-364

Em pronunciamento proferido no Senado na manhã desta terça-feira (19), o senador Acir Gurgacz (PDT), falou sobre o projeto de privatização da BR-364 no trecho compreendido dentro do estado de Rondônia. De acordo com o Gurgacz, o projeto que estava previsto ainda para o segundo semestre de 2017, agora deverá sair no segundo semestre de 2018. Para isso será realizada uma série de Audiências Públicas para debater com a sociedade como se dará esse processo de repasse da estrada para a gestão de uma empresa.

Duplicação

Uma das certezas é que um ponto será exigido para a empresa que se responsabilizar pela rodovia, a duplicação da pista entre as cidades de Pimenta Bueno e Ariquemes, nesse perímetro são registrados os maiores índices de acidentes no estado, sendo conhecido como “Trecho da Morte”.

No papel

Mesmo já licitado, o projeto que visa construir uma linha férrea que ligue a cidade de Porto Velho ao resto do país por trem, também está parado. De vital importância, esse projeto colocaria Rondônia e sua capital em uma condição estratégica, pois aumentaria consideravelmente a capacidade de seu porto. Isso com as obras da hidrovia do madeira em pleno funcionamento.

07 de outubro

Essa é a data limite para o Congresso votar as alterações na legislação eleitoral para o pleito 2018. A proposta que vota o financiamento público de campanha e o distritão, já passou pela apreciação dos senadores e ainda circula com muita dificuldade na Câmara dos Deputados, que precisa analisar a proposta e retorna-la aos senadores. O medo é que os senadores e deputados se aproveitem do tempo apertado para aprovar as propostas nas coxas, sem a devida atenção da sociedade.

A coluna

João Paulo Prudêncio é jornalista, profissional da área de jornalismo eletrônico há dez anos, autor de matérias de grande repercussão e vencedor do Grande Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do estado de Rondônia em 2014. Informações e sugestões de pauta através dos telefones (69) 99230-0591 ou (68) 99217-1709.

 

 

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