Aprovada em votação no segundo turno durante sessão plenária da Câmara Federal desta última quarta-feira (10), a polêmica PEC dos Precatórios teve 323 votos favoráveis, 172 contrários e uma abstenção.
Dentro da bancada de Rondônia na Câmara dos Deputados, seis congressistas votaram a favor da PEC, Silvia Cristiana (PDT), Expedito Neto (PSD), Lúcio Mosquini (MDB), Coronel Chrisóstomo (PSL), Mariana Carvalho (PSDB) e Jaqueline Cassol (PP).
Os deputados Lúcio Mosquini e Silvia Cristina contrariaram a indicação da bancada de seus respectivos partidos que foi pelo voto contrário à PEC.
Já dois deputados rondoniense seguiram as indicações de suas legendas e votaram não à PEC dos Pretórios, Léo Moraes (PODEMOS) e Mauro Nazif (PSB).
A PEC dos Precatórios e polêmico pois permite que o Governo Federal dê uma espécie de “calote” em precatórios da União, furando o teto do orçamento. A polêmica vem da alegação do Governo para a aprovação da PEC: a manutenção do Auxílio Brasil no valor mínimo de R$ 400.
De acordo com o deputado Léo Moraes, que votou contra a PEC, a União possui outros meios e alternativas de resguardarem esse orçamento. Silvia Cristina, deputado do partido de Ciro Gomes, que chegou a ameaçar sua saída do PDT por conta da indicação de voto favorável à PEC, também mostrou que não se importa muito com a opinião da maior liderança de seu partido.