Search
Close this search box.

Padre Enzo inaugura nesta quinta-feira “Muro das Mãos amigas” para homenagear aqueles que ajudaram a construir a Associação São Tiago

O pároco é idealizador da Associação São Tiago e do Museu Internacional do Presépio tombado patrimônio histórico do Estado

Nesta quinta-feira, 11 de novembro, às 19h, a Associação São Tiago Maior, localizada na zona Leste de Porto Velho, promove a Santa Missa da Gratidão, ministrada pelo padre Enzo Mangano, que está em visita a Rondônia, após dois anos. Hoje ele reside em seu país de origem,  Itália. O pároco deixou em Porto Velho um grande legado. Foi um dos missionários mais atuantes e significativos que passaram pelo Estado.

Dentre suas várias ações e para ampliar e dar continuidade às obras sociais que realizava, ele fundou a Associação São Tiago Maior Apóstolo no bairro Socialista. Fazendo parte desta associação: Escola Lar de Nazaré, inicialmente com 900 crianças)l, Escola  de Arte Profissionalizante Teós com cursos: Cerâmica, Informática, Pintura em Tela e Porcelana, Corte Costura e outros para jovens e adultos, uma escola de panificação que além de dar cursos doa e entrega, para famílias em extrema pobreza, 500 pães diariamente. Além, disso idealizou e construiu o Museu Internacional do Presépio, localizado na própria comunidade de São Tiago, com mais de 4 mil peças. E mais de 30 mil visitações. Dada sua importância e destaque na capital rondoniense, o Museu foi tombado como patrimônio histórico do Estado.

A associação ajudou e deu dignidade a milhares de jovens e adultos de Porto Velho. E teve a colaboração de muitos parceiros e amigos. E a celebração que acontece nesta quinta-feira é, segundo pe. Enzo, justamente para agradecer a todos que ajudaram a construir esse legado e ficará para a posteridade.

Na ocasião será inaugurado o “Muro das Mãos Amigas”, uma homenagens a todos que acreditam nesse trabalho.

*CAMINHADA*

Em 1989, pe. Enzo foi convidado pelo bispo Dom José, para rabrir o seminário Maior João XXlll de Porto Velho, pois o mesmo estava fechado por falta de material humano. Sempre ávido por um desafio, ele aceitou, sedicou muito e trabalhou intensamente juntamente com nove seminaristas que iniciaram nesta caminhada. Na paróquia São Tiago, ele começou a atuar em 1990, para auxiliar Pe. Alfredo Barbucha. No ano seguinte, Dom José  lhe deu a posse de pároco daquela comunidade.

Sempre muito dedicado e cheio de anseio por servir ele formou mais quatro comunidades: Santa Paulina, Santa Rita de Cássia, São Lázaro e Nossa Senhora D’Abadia. Além de  Ssma. Trindade que já tinha terminado de construir e Santa Maria que já existiam, as quais em 1993 se juntou a comunidade São Miguel, que pertencia a Paróquia Nossa Senhora das Graças. Alem das comunidades formou também nestes anos alguns grupos, movimentos e pastorais: grupo de Reflexão e Capelinhas, Renovação Carismática, ECC, Neocatecumenato, Legião de Maria, Coroinhas – em todas as capelas – Ministros extraordinários ªda Eucaristia e as pastorais: Litúrgica, catequética, pastoral da Criança, pastoral da juventude paroquial, pastoral do dízimo, CJP (Conselho Juvenil Paroquial) CPC (conselho pastoral comunitário) e as pastorais sociais. Formou ainda o Centro Comunitário Juvenil com Oratório, Escola de Artes Teós, Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Lar de Nazaré com 810 crianças; banda musical, grupo de teatro e Cáritas Paroquial.

Foram quase duas décadas de uma longa caminhada e passando por muitas dificuldades.  Pe. Enzo define São Tiago como uma paróquia “efervescente”, uma paróquia em continua evolução, sempre em marcha, com gente nova na caminhada que se tornam “pedra”. “Pois um caminho sem pedra vira lama”, diz ele.

Pe. Enzo define Vocação como um Chamado de graça que Deus faz a muitos e que deve ser visto com muita responsabilidade. Sua maior preocupação como sacerdote foi sempre levar a sério seu compromisso da evangelização dia após dia, a qualquer custo.

Pe. Enzo deixou a paróquia São Tiago depois de 17 anos, 04 meses e 14 dias no dia 03 de setembro de 2006. Passando a ser pároco na Paróquia de São João Bosco até  o final do mês de agosto de 2007.

Hoje vive na Itália, mas nunca deixou a comunidade São Tiago, muito menos a Associação, pela qual continua, mesmo que de longe, dando apoio e cuidando desse legado.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias