Com uma chapa formada por nomes conhecidos da política rondoniense e novos quadros que buscam espaço no cenário estadual, o Partido Liberal (PL) entra na disputa pela Câmara dos Deputados com o objetivo declarado de conquistar uma bancada expressiva em Brasília. A legenda, que tem o senador Marcos Rogério como principal liderança no Estado, acredita que a combinação entre experiência política, representatividade regional e alinhamento com o eleitorado conservador pode render bons resultados nas urnas.
Entre as mulheres da nominata, três candidatas carregam experiência em disputas eleitorais e chegam à campanha já conhecidas em seus respectivos redutos.
Em Porto Velho, a vereadora Sofia Andrade é um dos nomes mais populares da chapa. Identificada com o eleitorado bolsonarista desde o início de sua trajetória política, ela tentará ampliar sua atuação para o cenário nacional, concorrendo com o número 2233.
Representando o interior, Maria Luiza França Cardoso, de Pimenta Bueno, retorna à disputa após participar das últimas eleições municipais. Ela concorrerá com o número 2280. Já Gil do Divino Cardoso, que também possui experiência em campanhas eleitorais, buscará conquistar uma vaga na Câmara Federal após disputar anteriormente uma cadeira na Câmara Municipal de Cacoal. Seu número será 2200.
Experiência e renovação dividem espaço
Entre os homens, o PL reúne três parlamentares considerados de grande peso político em Rondônia.
O deputado federal Lúcio Mosquini tentará renovar seu mandato utilizando o número 2222. Já o deputado federal Coronel Chrisóstomo busca o terceiro mandato consecutivo e repetirá o número 2210, o mesmo utilizado na última eleição.
A nominata também conta com o deputado estadual Ezequiel Neiva, que pretende dar o salto para a Câmara Federal levando sua experiência no Legislativo estadual para Brasília.
Ao lado deles aparecem nomes que buscam o primeiro mandato como deputado federal.
O ex-policial rodoviário federal Marcelo Lessa disputará a eleição com o número 2224. Jefferson Mouza também estreia na corrida pela Câmara Federal utilizando o número 2290. Fechando a chapa está o vereador de Ji-Paraná Márcio Freitas, que chega fortalecido pela atuação no Legislativo municipal e concorrerá com o número 2220.
A expectativa é transformar força política em votos
Nos bastidores, a expectativa do PL é de que a nominata consiga converter a combinação entre candidatos já consolidados e novas lideranças em um desempenho competitivo nas urnas.
Com uma campanha que promete forte presença em todas as regiões do Estado, o partido trabalha para ampliar sua representação na Câmara dos Deputados e fortalecer sua influência na bancada federal de Rondônia.
O resultado, no entanto, dependerá da decisão do eleitor, que terá a palavra final sobre quantas cadeiras o PL conseguirá conquistar em Brasília a partir de 2027.




















