Publicidade

Prefeito de Vilhena diz que ineficiência na Educação justifica salários baixos dos professores

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

CRITICOU

O prefeito de Vilhena, Delegado Flori (Podemos), disse ontem durante a 4ª Conferência Municipal da Juventude que “Professores brigam por melhorias salariais, mas Vilhena registra a pior avaliação de alfabetização” do estado.

Publicidade

“FONTE”

A afirmação foi feita com base em um relatório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia que divulgou os resultados da Avaliação da Política de Alfabetização referente ao ano de 2022.

“LITÍGIO”

Flori Cordeiro está à frente de uma intensa disputa entre professores e o Poder Executivo por melhores condições salariais. A demanda está na Justiça.

NÚMEROS DEPRIMENTES

O relatório, elaborado pela Coordenadoria Especializada em Finanças Municipais, revelou que Vilhena obteve um desempenho inferior à média geral de Rondônia, com uma pontuação de 3.5 em uma escala de 0 a 10, correspondendo a um aproveitamento de aproximadamente 40%.

PÉSSIMA AVALIAÇÃO

Os resultados da avaliação apontam que, no 2º ano do Ensino Fundamental, 36% dos estudantes alcançaram o nível de aprendizado adequado em Língua Portuguesa, enquanto 25% alcançaram o mesmo nível em Matemática.

ABAIXO DO SATISFATÓRIO

No 5º ano, 43% dos estudantes alcançaram o nível de aprendizado adequado em Língua Portuguesa, e 27% em Matemática. Já no 9º ano, 35% alcançaram o nível adequado em Língua Portuguesa, e apenas 15% em Matemática.

NEM O BÁSICO

A análise também classificou o desempenho da rede municipal em diferentes níveis, com a maioria das escolas sendo categorizadas como “abaixo do básico” e “básico”. Nenhuma escola conseguiu alcançar um índice satisfatório de desempenho.

POLÍTICA INEFICAZ

Além disso, o relatório identificou áreas críticas na política de alfabetização, tais como gestão orientada a resultados, avaliação e monitoramento, seleção e alocação de profissionais, formação de professores e políticas de incentivo. Essas áreas receberam baixas pontuações em relação às boas práticas.

RECOMENDAÇÃO

Diante dos resultados preocupantes, o TCE-RO emitiu recomendações à Administração do Município para melhorar os indicadores de alfabetização.

PRÁTICA

As recomendações incluem a implementação das melhores práticas recomendadas, a mobilização dos profissionais da rede de ensino para participar de formações contínuas, a garantia de recursos orçamentários e financeiros, o monitoramento das escolas e a criação de estratégias pedagógicas específicas para estudantes com desempenho abaixo do esperado.

OPINIÃO

A análise do TCE é pontual e merece atenção. Os números apresentados envergonham o sistema educacional do município e exigem medidas urgentes no ensino.

OPINIÃO 2

Porém, é preciso que se avalie o quanto o cenário de pandemia pode ter interferido em todo o processo de ensino. Houve mudança no ambiente de aprendizado obrigando aulas remotas. E isso é algo que merece profunda análise.

OPINIÃO 3

Não cabe ao prefeito desmoralizar a categoria publicamente sem saber a origem do problema e, muito menos, ironizar que os professores não tem o que reivindicar.

OPINIÃO 4

Se ações pontuais justificassem o trabalho de toda uma categoria, a Prefeitura de Vilhena, com certeza, seria classificada como um péssimo exemplo para o Brasil em  gestão na Saúde.

DE GRAÇA

Crianças com idade entre 4 e 12 anos poderão participar da atividade de promoção educativa em saúde bucal infantil que acontece amanhã, sábado (7), das 8h às 12h, na Unidade de Saúde da Família Hamilton Gondim.

NÃO PRECISA MARCAR

O atendimento acontece por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento.

PARCERIA

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através de parceria com a Faculdade São Lucas, vai oferecer também palestras educativas, orientações sobre a forma correta de higiene bucal, técnicas de escovação e ainda realizar avaliação dentária das crianças.

ENCAMINHAMENTO

Conforme o resultado da avaliação, as crianças já serão encaminhadas para realizar os procedimentos necessários no mesmo dia na unidade, que contará com dentistas à disposição para os atendimentos.

SAÚDE DA BOCA

A ação tem o apoio da Divisão de Saúde Bucal da Semusa, que viabilizou o atendimento ambulatorial com dentistas, material didático e kits de higiene para serem entregues às crianças atendidas.

VIDA MELHOR

Falando em saúde, a Semusa tem realizado um trabalho bem interessante de Atenção Domiciliar (AD). Iniciativa direcionada às pessoas que, por motivos de saúde, são impossibilitadas de procurar o serviço presencialmente.

DINÂMICA

Os pacientes são mapeados pelos agentes comunitários de saúde, profissionais que acompanham a necessidade da população e auxiliam no acesso aos atendimentos oferecidos nas unidades de saúde.

ESTRUTURA

A assistência domiciliar oferecida pela Semusa engloba um conjunto de ações que são realizadas com foco na família a partir do seu ambiente social.

PONTUAL

Durante as visitas, uma equipe de multiprofissionais, entre agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros e odontólogos, realiza atendimento de forma individualizada a cada paciente, observando a sua necessidade.

PERFIL

Normalmente os atendimentos são para pessoas que não conseguem ter acesso fácil, seja por condições de problemas de saúde mental, acamados em geral, idosos que também não tem como ir ao posto.

COMO RECEBER O SERVIÇO

Pacientes que necessitam de cuidados especializados em função de doenças agudas e crônicas graves devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para receber o serviço de Atenção Domiciliar.

Anúncie no JH Notícias