Publicidade

Prefeitura de Porto Velho decreta emergência focando em comunidades atingidas pela seca

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.

EMERGÊNCIA

Publicidade

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, decretou situação de emergência em razão da seca extrema que provocou a diminuição histórica do nível do rio Madeira, afetando a navegação e gerando uma série de prejuízos para as comunidades ribeirinhas do baixo Madeira, que já enfrentam o desabastecimento de água potável, alimentos, remédios e outros serviços básicos.

LEVANTAMENTO

A Coordenadoria Municipal de Proteção e de Defesa Civil (Compdec), elaborou um relatório com informações acerca da redução do nível do Madeira e as consequências da seca severa que o município enfrenta.

Publicidade

NACIONAL

Já a Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) publicou resolução onde declara a situação crítica de escassez de recursos hídricos no rio Madeira.

JUSTIFICATIVA

Hildon Chaves disse que de posse do relatório e em conjunto com informações trazidas por outros órgãos, não restou outra alternativa senão declarar situação de emergência.

AÇÃO

Foi demandado que a Defesa Civil, em parceria com as demais secretarias do município, façam a mobilização necessária para assistir às comunidades ribeirinhas, afetadas pela grave crise hídrica.

ASSISTÊNCIA

O município vai trabalhar para garantir água potável, comida, remédios e os demais serviços básicos que asseguram a dignidade humana”, informou Hildon Chaves.

CRÍTICO

O relatório da Defesa Civil aponta que o cenário é de extrema seca com possibilidade de desastre, principalmente na região do baixo Madeira, onde os distritos e comunidades podem ficar totalmente isolados devido à falta de navegabilidade, gerando problemas de desabastecimento de alimentos e outros insumos.

NOMEAÇÃO

O ex-deputado Jair Montes, que é Presidente Estadual do Partido Avante, nomeou o dentista Andres de  Andrade, como Presidente Regional da sigla em Candeias do Jamari. Andres é servidor municipal, e será responsável por montar uma nominata na cidade com foco na eleição do ano que vem.

MAIORIA

O Avante é o partido que mais tem vereadores no município. São três parlamentares na cidade. Edcarlos dos Santos, Marcos da hora, Jorge Saldanha.

OPINIÃO

Em meio ao caos político crônico de Candeias do Jamari, o partido Avante dá um importante passo visando o próximo pleito. Sem organização, a tendência é a população ser contemplada com mais um “amontoado” nos cargos políticos que a cidade dispõe.

ROTINA

Falando na pujança política de Candeias do Jamari, tudo indica que nos próximos dias outro prefeito deverá entrar no honroso quadro dos políticos cassados na cidade. Aguardemos.

APROVEITAMENTO

Realizada trienalmente, a mais recente pesquisa realizada pelo Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) aponta que 94% dos egressos dos cursos técnicos do SENAI de Rondônia estão ativos no mercado de trabalho.

TODAS AS ÁREAS

De acordo com o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, a instituição tem o viés de só montar programas de quaisquer modalidades: qualificação profissional, técnico, aperfeiçoamento ou iniciação, absolutamente sintonizados com o mercado pesquisado entre as indústrias.

“NORTE”

Conforme o gerente, as diretrizes de programação e criação de cursos seguem também os resultados dessa pesquisa. Os programas são montados com a participação de empresários, da academia, dos profissionais do SENAI, dos sindicatos e outros órgãos, formadores de opinião e também sintonizados com a questão voltada para o mercado e suas demandas.

ELEITORAL

A Polícia Federal realizou, ontem, 19/10, a operação Democratia, visando a coleta de provas em investigação que apura a suposta prática de crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, ocorrido em dezembro de 2022.

MANDADOS

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, sendo seis em Ji-Paraná/RO e dois em Ariquemes/RO, expedidos pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Ji-Paraná/RO.

DETENÇÃO

As buscas resultaram na prisão em flagrante de uma pessoa em Ji-Paraná, por posse irregular de munições de uso permitido e na apreensão de duas armas de fogo, munições e celulares.

CONTRÁRIO

Durante as investigações, a PF constatou que os suspeitos eram integrantes de um grupo em comum, que incentivavam e se organizavam para a prática de atos voltados a inviabilizar o exercício das atuações do Tribunal Superior Eleitoral na condução das eleições presidenciais de 2022.

TUMULTO

Entre as ações estavam incentivo a incêndio de veículos e outros atos tendentes a “instaurar o caos” na região de Ji-Paraná/RO. Os investigados poderão responder pelos crimes de tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais.

MILITARES AMERICANOS

O governo federal autorizou a entrada e permanência temporária de 294 militares dos Estados Unidos no Brasil para realizar uma ação de treinamento junto ao Exército Brasileiro entre os dias 24 de novembro e 20 de outubro.

“EXERCÍCIO”

O exercício faz parte da Operação CORE 23 (Combined Operation and Rotation Exercise) que une as duas tropas militares para trocarem experiências e táticas de defesa entre si.

AMAZÔNIA

O treinamento será realizado em Belém, capital do Pará, e nos municípios de Ferreira Gomes, Macapá e Oiapoque, no Estado do Amapá.

ESTRUTURA

Além do grupo de militares, o exército norte-americano traz consigo armamentos, acessórios, munições, sistemas de detectam da luz, sensores e equipamentos de comando, controle e comunicação.

PARCEIROS

Segundo o Exército Brasileiro, a ideia é “manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos”, afirmou em nota no início do ano sobre a Operação.