Search
Close this search box.
Publicidade

Presidente da ALE-RO, deputado Alex Redano parabeniza município de Porto Velho pelos 107 anos de instalação

O município pertenceu ao Estado vizinho até 1943, quando o presidente Getúlio Vargas criou o Território Federal do Guaporé.
Publicidade

Parabéns Porto Velho, são 107 anos de história, antes mesmo de Rondônia ser Estado, em 1915 às margens direita do rio Madeira era instalado o município de Porto Velho, quando Jônatas de Freitas Pedrosa, do Partido Republicano Democrático (PRD), era o 13º governador do Amazonas, e Venceslau Brás, do Partido Republicano Mineira (PRM), o 9º presidente da República. O município pertenceu ao Estado vizinho até 1943, quando o presidente Getúlio Vargas criou o Território Federal do Guaporé.

A área territorial de Porto Velho estendia-se do Rio Madeira até Santo Antônio, que foi por muito tempo um dos maiores municípios do mundo. O município pertencia ao Amazonas e teve parte pertencente a Mato Grosso, então governado por Joaquim Augusto da Costa Marques (PRC). Porto Velho se desmembraria de Humaitá [sudoeste amazônico], cujo prefeito era o médico Pedro de Alcântara Bacelar.

Publicidade
Combate Clean Anúncie no JH Notícias