PRESTÍGIO COM LULA – Confúcio Moura e Expedito Júnior deixam petistas rondonienses de escanteio

Nem mesmo Fátima Cleide conquistou tamanha influência

Mostrando fraco poder de articulação, os petistas rondonienses vêm sendo deixados de lado para a composição dos nomes indicados aos cargos públicos na esfera Federal.

Publicidade

Acontece que o senador Confúcio Moura (MDB) e o ex-senador Expedito Júnior (PSD) se tornaram os rondonienses mais influentes dentro do governo Lula na atualidade.

Publicidade

Expedito é uma liderança nacional do PSD, gozando de forte influência já emplacou seu filho, o ex-deputado Expedito Netto, como o segundo nome do Ministério da Pesca e já vem relacionado outros aliados para comporem a base do Governo.

Nem mesmo o fato de Expedito Júnior ter sido um dos apoiadores da campanha de Marcos Rogério ao governo de Rondônia fez com que seu prestigio fosse menor nos bastidores do Governo Federal, aliás, ele vem sendo considerado responsável pelas articulações que levaram o PSD a se tornar a maior bancada do Senado.

Outro fator que pode elevar a consideração de Expedito Júnior nos corredores do Palácio do Planalto é o seu importante papel na tentativa do PSD em trazer para a legenda o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Já Confúcio Moura, é uma liderança histórica do MDB em Rondônia, foi o articulador da campanha à presidência de Simone Tebet no Estado e durante a eleição da presidência do Senado se posicionou ao lado de Rodrigo Pacheco, se tornando uma importante peça para a engrenagem do Governo Federal.

O curioso é que Confúcio e Expedito rivalizaram por anos a atenção dos eleitores rondonienses. Já chegaram a trocar ataques em uma corrida ao governo de Rondônia, porém com o passar dos anos foram se alinhando.

Nem mesmo Fátima Cleide com seus mais de 20 mil votos e nomeada no comitê de transição possui tamanha relevância no Governo Federal.

Até o momento, muitos petistas que sonhavam com cargos em órgãos federais após a eleição de Lula, seguem sem respostas efetivas de quando serão prestigiados.