Já está protocolado e pronto para ser lido em plenário da Câmara de Vereadores de Porto Velho, o Projeto de Lei que irá tornar obrigatório a instalação de detectores de metal nas escolas públicas e privadas da capital de Rondônia.
De autoria do vereador Alekis Palitot (PTB), a Lei determina que o ingresso de qualquer pessoa em uma unidade de ensino da rede pública e privada está condicionado à passagem por um detector de metal, seja um portal ou equipamento portátil.
A Lei ainda rege sobre a obrigatoriedade da revista visual dos pertences de qualquer pessoa, isso no momento em que for constatado qualquer tipo de suspeita na inspeção feita pelo detector.
Os pais dos alunos terão de assinar um termo no momento em que realizarem a matricula na unidade de ensino autorizando as inspeções de segurança.
“Para combater a entrada de armas nas escolas, é urgente que equipamentos modernos, é urgente que os equipamentos modernos e eficazes de prevenção sejam instalados em todas as instituições de ensino”, Justificou Alekis Palitot.
Em recente entrevista à imprensa, o prefeito Hildon Chaves (UB) afirmou que em Porto Velho, ao menos, 80% das unidades escolares da rede municipal são protegidas por vigilantes armados.
Para vigorar, o Projeto de Lei precisa passar por duas votações na Câmara Municipal e ser homologado pelo prefeito.