ALERTA
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz, fez um duro pronunciamento após a Assembleia aprovar crédito orçamentário para o Governo de Rondônia garantir os vencimentos dos servidores em dia.
ALERTA 2
Marcelo disse que foi convocada sessão extraordinária para que os deputados votassem o pedido, pelo fato de não ter ocorrido nenhuma manifestação do Governo, nas últimas duas semanas, que apontassem para um possível atraso da folha.
ALERTA 3
O deputado destacou que desde 04 de julho, a Assembleia Legislativa reforçou o papel de acompanhar e deliberar as movimentações orçamentárias como preconiza o devido Estado democrático.
ALERTA 4
No entanto, nos últimos 20 dias não teria havido qualquer solicitação do Executivo para que houvesse apreciação de temas pontuais, inclusive no que dizia respeito à questão salarial.
ALERTA 5
Marcelo Cruz enfatizou ainda, que apenas no dia 25/07 a Assembleia Legislativa foi convocada a deliberar em sessão extraordinária – mesmo estando em recesso – pautas de interesse do Executivo. Prontamente houve mobilização dos deputados, porém, a sessão teria sido cancelada a pedido do próprio Governo.
ALERTA 6
O deputado acrescentou que dois dias depois, em 27/07, a Casa Legislativa foi novamente convocada em regime de urgência para pautar projetos de interesse do Executivo.
ALERTA 7
Ao saber do teor da pauta principal, os deputados ficaram insatisfeitos com a suposta demora dos técnicos do Executivo em encaminhar um projeto tão importante e que necessitava de um mínimo de análise do Parlamento, para poder ser apreciado em plenário.
ALERTA 8
Apesar da insatisfação com a falta de agilidade da Secretaria de Planejamento, que não teria organizado o cronograma de pagamento dos salários, os deputados estaduais entenderam a urgência da matéria e aprovaram por unanimidade a mensagem que solicitava a abertura de crédito.
MOBILIZAÇÃO
O desconforto provocado pelo assunto, animou um grupo de bastidores que sonha com a possibilidade de uma eleição suplementar ao Governo para ainda este ano.
MOBILIZAÇÃO 2
O mais curioso, ou nem tanto, é que tem gente do próprio Governo torcendo contra a administração de Marcos Rocha. Sanguessugas de plantão que imaginam obter benesses em uma eventual eleição suplementar.
LEGALIDADE
Essa possibilidade, alimentada pelo “fogo amigo” do Governo, está calçada na expectativa de votação de três AJIS (Ação de Investigação Eleitoral) que poderia resultar em um eventual impedimento do governador.
PROCESSOS
A questão é que a Justiça Eleitoral está atupetada de processos de campanha Brasil afora e Rondônia não é diferente das demais regiões do país. No entanto, Marcos Rocha não pode se acomodar e imaginar que os julgamento serão lentos o suficiente a ponto de ele terminar o mandato sem ser julgado.
CONSISTÊNCIA
Dois advogados especialistas em Direito Eleitoral, consultados pela Coluna, entendem que as ações contra o Governo, que vêm sendo discutidas no Tribunal Regional Eleitoral, são bem consistentes e com um bom volume de provas.
OUTRO LADO
O advogado Nelson Canedo lidera uma equipe de advogados que está encarregada da defesa do governador Marcos Rocha. Canedo destaca que a mobilização de bastidores que vem ocorrendo para uma eventual eleição suplementar não faz nenhum sentido.
ILUSÃO
Ele enfatiza que estão antecipando algo que não ocorreu e que, provavelmente, não deverá chegar nem às instâncias superiores. “As testemunhas arroladas e as audiências já mostraram que não houve irregularidade nenhuma da nossa coligação nas eleições de 2022”, afirma.
ORIGEM
Canedo aponta que as três ações foram propostas por uma coligação que representa políticos e partidos descontentes com o resultado da eleição. “Isso já é rotina no Tribunal Regional Eleitoral, pois quem perde tenta reclamar de alguma maneira”, argumenta.
SERIEDADE
Nelson Canedo é enfático ao afirmar que poderia haver preocupação de eventual delito no pleito, se as ações partissem do Ministério Público Eleitoral, o que não teria ocorrido.
ANDAMENTO
Ele esclarece que as ações estão em fase inicial e mesmo que houvesse uma eventual cassação do mandato do governador Marcos Rocha, ainda assim será proposto recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
CONCLUSÃO
Canedo diz que tem ainda muitas instâncias a correr e que a defesa está muito bem embasada. “ Tem um circo armado tentando tumultuar o processo, desestabilizar o Governo, mas isso não vai levar a lugar algum”, destaca.
VIDA DE CACHORRO
Um japonês que gastou cerca de 2 milhões de ienes (aproximadamente R$ 75,9 mil) para fazer uma fantasia de um cão da raça collie e se ‘transformar’ em um cachorro fez seu primeiro passeio público.
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra a interação do homem, vestido de cachorro, com outros cães em um parque.
AMOR
No Twitter, o artista, identificado como Toco, sempre mostrou sua paixão pelos animais de quatro patas e alimentava o fetiche de agir como eles, até que decidiu ‘se tornar um cachorro’.
OPÇÃO
Ao invés de recorrer a mudanças corporais, Toco optou por usar uma fantasia e escolheu o traje inspirado especificamente nos collie, pois é sua raça de cachorro favorita.
DETALHES
Ele encomendou uma enorme fantasia personalizada da Zeppet Workshop, famoso estúdio japonês especializado em arte e modelagem. A roupa de collie para Toco levou pelo menos 40 dias para ficar pronta e apresenta um nível fora do comum de detalhes realistas, como pele sintética para aumentar ainda mais a semelhança com o cachorro.
CORPO
Também tem algumas características físicas da raça, como tonalidades fortes da pelagem e sua estrutura, que ajudam a camuflar completamente o corpo humano que veste a fantasia. Isso ajuda com que Toco convença as pessoas ao redor de que a criatura é realmente um animal.
FAMOSO
Ao publicar sua “aparência” no Twitter e no canal no YouTube, Toco ganhou notoriedade. Realmente não há o que não haja.