Search
Close this search box.
Publicidade

TUDO CERTO – Construção do planetário de Porto Velho começa esse ano

A estrutura ficará no IFRO e já conta com recursos do senador Confúcio Moura (MDB)
Publicidade

Começa até o final do ano a construção do primeiro planetário de Porto Velho (RO), parte do recurso já ficou comprometido em ser disponibilizado pelo senador Confúcio Moura (MDB), e o vereador Alekis Palitot (PTB) vem atuando dentro da municipalidade para garantir essa conquista.

Idealizado pelos professores Hualan Pacheco e Fernando Dall’Igna, que atuam com o Grupo de Astronomia e Cosmologia do Instituto Federal de Rondônia – IFRO (Campus Calama), a construção do planetário e é uma ação que irá contribuir na formação acadêmica dos discente e oferecerá uma série de benefícios educacionais, culturais e científicos para a sociedade rondoniense.

Publicidade

A estrutura inicial contará com um ambiente com capacidade para 40 pessoas sentadas em um domo de aproximadamente 8 (oito) metros, que poderá exibir filmes, animações e simulações que exploram o conhecimento do céu e outras temáticas, afirma o professor Fernando.

IFRO Porto Velho, unidade Calama

Professor Hualan cita que o planetário será um espaço dedicado à divulgação científica e à educação, proporcionando experiências imersivas relacionadas à astronomia, à física, à matemática, ciências espaciais e outras ciências afins, promovendo a interdisciplinaridade por meio de atividades educacionais e de lazer para o público.

O planetário poderá receber visitas escolares, adaptando o conteúdo para diferentes faixas etárias e complementando o currículo educacional com atividades práticas e interativas. Além disso, haverá sessões destinadas ao público em geral.

O Diretor Geral do Campus Porto Velho Calama, professor Leonardo Leocádio, comenta que a construção do Planetário será um grande benefício para o campus, mas não há dúvidas que será ainda melhor para nosso município e para nosso estado.

O estímulo a pesquisa e a ciência é umas das vocações dos Institutos Federais e essa é mais uma ação que vai ao encontro destas nossas diretrizes.

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Calama já realiza periodicamente ações voltadas à astronomia por meio do Grupo de Astronomia e Cosmologia AstroIFRO.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias