POSITIVO
Rondônia conquistou um marco significativo na luta contra o desmatamento na Região Amazônica. Em setembro, o Estado registrou a maior queda no desmatamento em relação aos últimos quatro anos, sobretudo em Unidades de Conservação e Territórios Indígenas de janeiro até setembro de 2023.
FONTE
As informações foram obtidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, por meio da Coordenadoria de Geociências – Cogeo, que utiliza o sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, para monitorar alterações na cobertura florestal na região.
PERCENTUAL
Segundo a Cogeo, os dados apontam uma redução de 70% do desmatamento em todo estado de Rondônia e celebra os avanços na preservação da cobertura florestal de Unidades de Conservação, na qual, quando comparado à redução é ainda maior, chegando a atingir 75,3%,
ÍNDIOS
Já em relação aos territórios indígenas, as informações apontam uma diminuição em 72,94% em comparação aos registros anteriores.
GEOPORTAL
Todo o monitoramento é feito através do geoportal.sedam.ro.gov.br, uma plataforma criada e implementada pela própria Secretaria de Estado e Desenvolvimento Ambiental – Sedam, que será apresentada na COP-28.
MONITORAMENTO
A plataforma fornece acesso às informações geográficas, geoespaciais, e serviços geográficos associados, sendo uma ferramenta fundamental para o combate ao desmatamento.
CONDENADO
O Município de Candeias do Jamari foi condenado a indenizar os pais de um menino de dois anos de idade e uma adolescente de 16 anos, que, após terem caído de uma ponte sobre o Rio Preto, morreram afogados.
NEGLIGÊNCIA
O acidente aconteceu na noite de dia 31 de maio do ano passado. À época dos fatos a ponte estava em situação precária, sem sinalização e sem iluminação.
SOCORRO
Por causa de uma forte febre na criança de 2 anos, a mãe saiu às pressas para o hospital levando junto o filho adolescente. Ao cruzar sobre uma tábua solta na ponte, mãe e filhos caíram no rio.
SENTENÇA
A condenação obriga o Município a pagar, a título de danos morais, a quantia de 400 mil reais; valor que será distribuído igualmente entre o pai e mãe das vítimas. Além disso, os genitores receberão, por danos materiais, pensão equivalente a 2/3 do salário mínimo até a idade em que as vítimas completariam 25 anos; e a partir desse período a pensão será reduzida para 1/3 do salário mínimo, e se estende até a idade em que as vítimas completariam 65 anos.
SUSTENTAÇÃO
Segundo o relator do processo, “diante da análise apresentada, se apurou a ausência de segurança da ponte, em péssimo estado de conservação e que a fiscalização estava precária. Isso levou ao acidente com morte, gerando a obrigatoriedade de indenizar pelos danos causados.
CASO
Do sinistro, apenas a mãe, que pilotava a moto, foi salva por moradores da região. Os corpos das crianças foram encontrados em dias distintos, o mais novo no mesmo dia do fato, 31 de maio de 2022 -, a adolescente, na manhã do dia 2.
NOEL
A Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) já está trabalhando para deixar o Parque da Cidade decorado. A programação do Natal Porto Luz 2023 terá abertura oficial no dia 25 de novembro, com a chegada do Papai Noel e acendimento das luzes natalinas.
ESTRUTURA
Estão sendo montados uma árvore de LED de 35 metros, corredores de LED, árvores e ornamentos natalinos iluminados, em que a população poderá entrar para tirar fotos dentro da decoração.
FECHOU
O Parque da Cidade, localizado na av. Calama, bairro Flodoaldo Pontes Pinto, zona Norte de Porto Velho, está fechado para visitação pública em razão da montagem dos equipamentos e iluminação que farão parte da decoração natalina deste ano.
NO ESPAÇO
A delegação de jovens cientistas, que integram o Instituto Movimento Científico da Amazônia – Mocam, ganhou o prêmio internacional do Fórum Espacial Austríaco, com o projeto Memória Olfativa.
DISPUTA
Por meio da Secretaria de Estado da Educação, o projeto educacional Memória Olfativa competiu com 900 jovens cientistas de todo o país e foi um dos cinco premiados pelo Fórum, tendo sido avaliado pelo astronauta analógico Gernot Groemer e pelo coordenador educacional do Fórum, Andreas Pfarl.
PROJETO
O projeto Memória Olfativa utiliza aromas amazônicos como ferramenta que, estimula a memória dos alunos com a finalidade de potencializar a aprendizagem.
NORMALIDADE
A Caerd informou que o Sistema de Abastecimento de Água de Espigão do Oeste está operando com vazão máxima, e as comportas da represa continuam fechadas.
NORMALIDADE 2
O rio Palmeiras está se recuperando gradativamente, sendo que na segunda-feira (30), a captação de água bruta já recuperou o nível ao ponto de encher a barragem.
NORMALIDADE 3
No entanto, a Caerd reforça que ainda está em alerta e precisa da ajuda e colaboração da população. É preciso que as pessoas continuem economizando.
RISCO
Policiais de Rondônia estão temerosos quanto a decisão do deputado estadual Luizinho Goebel de querer expor dados de agentes de segurança cedidos para outras funções. A categoria entende que os dados em mão erradas podem fragilizar os agentes.
DESCONFIANÇA
Policiais que estão fora de suas funções já temem pela segurança de seus familiares caso a iniciativa prospere. É que nas fichas dos agentes de segurança consta, além de fotos e currículo, seus endereços residenciais, cuja localização pode chegar às mãos de criminosos.
AUTORIDADES
Outro problema apontado pela categoria é que o pedido também poderia comprometer a segurança institucional do Governador, vice e membros do Judiciário que denunciam e condenam criminosos e traficantes em todo Estado.
LINHA DE FRENTE
O questionamento sustenta que há agentes de segurança que fazem a segurança dessas pessoas e que podem ser expostos diante do pedido do parlamentar.
CURRÍCULO
O Governo de Rondônia esclarece que possui uma das melhores forças de segurança do Brasil, e o bom rendimento que os profissionais entregam à sociedade lhes rendem vagas na Força Nacional, por exemplo, e em grandes operações promovidas pela União.
NÚMEROS
Os agentes argumentam, por exemplo, que as taxas de elucidação de crimes por parte da Polícia Civil são altíssimas e em se tratando de homicídio são de mais de 95% de média anual.