Search
Close this search box.
Publicidade

Saúde de Rondônia ganha importante fôlego financeiro para atender população

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Diego Queiroz
📷: Diego Queiroz
Publicidade

 

APROVAÇÃO

Publicidade

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 156/2023, que destina mais de R$ 230 milhões para a Saúde. A votação aconteceu durante sessão extraordinária, na terça-feira (29).

CRÉDITO

O projeto autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar, por anulação, até o valor de R$ 231.815.360,00, em favor do Fundo Estadual de Saúde (FES).

FINALIDADE

De acordo com o projeto, entre outros encaminhamentos, o recurso visa manter a assistência farmacêutica nas unidades hospitalares, assegurando a manutenção predial e administrativa, bem como a gestão da assistência hospitalar e ambulatorial.

            Daiane Mendonça / Secom/Governo de Rondônia 

CIDADES

O valor também deve ser utilizado para apoiar prefeituras com serviços em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), cirurgias de médio e grande porte, em diversas especialidades, e tratamento fora de domicílio.

MAIORIA

O projeto foi aprovado por todos os deputados presentes. Também foi votado e aprovado os Projetos de Lei, de autoria do Poder Executivo.

NOVIDADE

A companhia aérea Arajet, fundada pós-pandemia com o intuito de ser low cost, começará a operar no Brasil a partir de 21 de setembro, conectando o aeroporto de Guarulhos a São Domingos e Punta Cana, na República Dominicana.

Divulgação/Arajet

METADE DO PREÇO

Apesar de cobrar as bagagens de mão, ela tem como promessa vender passagens com valores até 50% mais baratos comparados aos valores das concorrentes.

UM ANO

Com apenas um ano de operação, a companhia já contempla 22 destinos em 15 países nas Américas, do Chile e Argentina ao Canadá. Além disso, a frota é formada por Boeings 737-8 Max, já obtendo dez em operação e um pedido de mais 35 ao fabricante.

“ESTRANGEIRO”

Incialmente a Arajet surgiu para atender turistas brasileiros, com o interesse de viajar ao Caribe e outros oito destinos, incluindo a Cidade do México e Toronto.

AMAZÔNIA

Aí está uma boa opção para suprir o desdém da Azul e Gol em relação ao Estado de Rondônia. A Bancada Federal poderia se mobilizar e procurar os executivos da empresa para discutir a possibilidade de atender nosso estado.

       Divulgação

LOW COST

O termo low cost pode ser traduzido como “baixo custo”. No que se refere às companhias aéreas, são empresas que vendem passagens baratas, mas não oferecem os serviços tradicionais — que costumam estar inseridos em uma tarifa convencional.

RECEITA

Uma esteticista contou que recebeu sugestões de como cozinhar um tatu após salvar o animal de ser atropelado em Vilhena. Juliana Alves estava com a mãe indo para uma lanchonete quando viu o pequeno tatu prestes a ser atropelado.

Divulgação/Arquivo Pessoal

CAPTURA

Então ela foi atrás e conseguiu pegar o animal. Em seguida, ela o levou para casa e o manteve seguro. Depois, a jovem chamou os bombeiros para entregar o animal.

“PANELA”

Antes de devolver o animal, a esteticista disse que recebeu receitas culinárias de como preparar um tatu. Ela relatou que jamais iria matar o animal só para fazer dele um quitute.

REMOÇÃO

O Corpo de Bombeiros e um representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vilhena estiveram na casa da jovem para pegar o animal e devolvê-lo à natureza.

PARCERIA

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) e o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON) firmaram um Termo de Cooperação Técnica.

Divulgação/MPRO

PARCERIA 2

A finalidade é promover maior eficiência para a proteção do meio ambiente, induzir e monitorar a recuperação, regeneração, mitigação e compensação por degradação ambiental, bem como proposituras de uso sustentável dos territórios.

ACESSO

Com o acordo, o MPRO terá acesso aos sistemas eletrônicos e plataformas do IMAZON com informações sobre uso do solo, desmatamento, queimadas, ações e impactos de recuperação e regeneração de áreas degradadas.

MAIS

A cooperação técnica também abrange a realização de palestras, cursos, seminários ou encontros reunindo membros e servidores dos convenentes para o intercâmbio de conhecimentos.

LEVANTAMENTO

Faz parte do plano de trabalho a análise territorial dos municípios que mais cometem desmatamento em Rondônia e a partir disso a elaboração de boletins com as coordenadas dos alertas de desmatamento.

MISSÃO

O Instituto é uma instituição científica brasileira que há mais de 30 anos realiza pesquisas e projetos para promover o desenvolvimento socioambiental e a justiça climática da região amazônica. Trabalhando para aplicar soluções baseadas na conservação da floresta para melhorar a qualidade de vida no planeta.

VÍDEO

A coluna começa esta semana o quadro “E a energia chegou” com vídeos destacando a importância da transformação energética que vem acontecendo no estado nos últimos quatro anos.

O depoimento inicial é do empresário João Gonçalves, que antes da chegada da Energisa em Rondônia, precisava contar com uso de geradores para poder garantir um bom atendimento à população.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias