Publicidade

Senador anuncia recursos para educação em Rondônia

O senador Confúcio Moura anunciou novos recursos para educação em Rondônia, com o desenvolvimento de aplicativos para escolas básicas. Veja mais detalhes

Por

Senado federal

O senador Confúcio Moura (PMDB-RO) anunciou nesta terça-feira (03/05) a oferta de novos recursos para a educação em Rondônia. O comunicado foi realizado por meio de um projeto de tecnologia nas escolas que acontecerá nesta sexta-feira, 6 de maio, em Ji-Paraná (RO).

Publicidade

A campanha contará com a participação do Instituto Federal de Educação, e consiste na criação, implementação e manutenção de um sistema de gerenciamento acadêmico nas escolas de educação básica.

Dessa forma, será possível desenvolver softwares e aplicativos diversos para que profissionais da educação, alunos e pais possam utilizar de recursos mais modernos em prol do ensino.

Para isso, serão adquiridos equipamentos e laboratórios temáticos, a serem distribuídos em 22 municípios do Estado.

De acordo com o senador, os recursos para educação em Rondônia provém de emendas da bancada de parlamentares, inclusive com sua própria emenda, chamada “contribuição pessoal”.

Além disso, Moura também destacou que a iniciativa não será pontual, e o projeto terá continuidade, associado a outros procedimentos educacionais, como a valorização de profissionais de educação, avaliação de desempenho e qualidade no ensino.

Recursos para educação em Rondônia modernizam o ensino

O principal objetivo da distribuição de recursos para educação em Rondônia é modernizar o setor nos municípios do Estado.

Isso porque as aplicações que podem ser desenvolvidas irão conectar profissionais e alunos em uma plataforma acessível, com ferramentas avançadas para gerenciamento estudantil.

Ainda, o projeto também se responsabilizará pela manutenção desses programas, de modo que seu funcionamento permaneça eficiente ao longo dos anos.

Caso as plataformas sejam devidamente implementadas, será possível alcançar um novo patamar de modernidade no setor de Educação nas escolas de ensino básico do Estado.

Segundo pesquisa do INEP, Rondônia conta com mais de 1.200 escolas de ensino básico, e, embora nem todas as cidades sejam contempladas, neste primeiro momento, o avanço será significativo para os municípios que receberão os recursos.

Além disso, o objetivo é que as aplicações sejam desenvolvidas para smartphones, o que torna seu acesso e réplica mais simples, por meio de programas e hospedagens já estabelecidas.

Dessa forma, o setor de educação do Estado poderá registrar uma modernização mais eficiente e rápida em seus níveis básicos.

Alunos do ensino básico poderão aprender mais sobre tecnologia

Além de trazer modernidade para o setor e facilitar o acompanhamento estudantil por parte dos profissionais, os recursos para educação em Rondônia, propostos pelo senador, também ajudarão os alunos do ensino básico.

Isso porque a exposição à tecnologia de desenvolvimento de softwares será benéfica para estimular o interesse nessa área.

Ainda, os próprios alunos poderão usufruir dos programas, para gerenciar seu ensino e entrar em contato com os profissionais, eventualmente.

No mercado, existem diversas plataformas que já promovem experiências positivas para todas as idades, desde programação até edição de vídeo, como é o caso da InVideo, uma plataforma online com disponibilidade gratuita e acessível para os usuários.

Softwares como esse incentivam a pesquisa por novas tecnologias e ferramentas que integram a internet.

Agora, os recursos para educação em Rondônia permitirão que novas criações integrem esse catálogo, sendo benéfico também para os alunos do ensino básico que receberão esse software.

Após o lançamento oficial do projeto, espera-se que a iniciativa prossiga para outras regiões ainda este ano, alcançando ainda mais profissionais, pais e alunos do nível infantil e fundamental.

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.