Publicidade

Traição deixou de ser o fim do mundo, agora é a solução para salvar casamento, diz pesquisa

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

SATISFAÇÃO

Se a tal pesquisa estiver correta, boa parte dos  homens tem motivos de sobra para estufar o peito e bradar para suas companheiras: “ viu, eu sempre pensei na salvação da relação e você achando que eu era sem vergonha”.

Publicidade

DIAS ATUAIS

É claro que a dita pesquisa é mais uma dessas baboseiras da atual falsa modernidade, onde que se danem os princípios, o que vale é estar “conectado” com a evolução pois confiança é coisa do passado.

DRAMATURGIA

Embora as novelas sejam as maiores incentivadoras do pecado, blasfêmia, incesto, entre outras bizarrices – colocando como “normal” – tudo que vai contra os princípios bíblicos, a realidade familiar vai na contramão disso.

REALIDADE

Primeiro que a infidelidade é uma quebra de confiança que, se descoberta, cobra caro mais adiante. São meses, às vezes anos, para que a parte traída volte a confiar novamente, se é que isso acontecerá.

SEXO

A questão, com certeza, não é só sexual: o que se quebra é a crença de que a união também cuida do amor. Importante  argumentar aos  infiéis que as decisões de um casal não são tomadas por um só.

ARGUMENTOS

Fidelidade a sentimentos e desejos, como justificativa para trair, é algo infantil e egocêntrico, destaca a psicóloga e terapeuta sexual, Ana Canosa.

VIDA NOVA

Ela aponta que quando se está em um relacionamento monogâmico e os sentimentos e desejos passam a ser contrários à manutenção do contrato, o melhor que se tem a fazer é mudar o formato da relação, questionar, revelar a insatisfação. Isso inclui, também, separar.

ILUSÃO

“Pular a cerca” uma única vez é algo que até pode acontecer, mas nos dias atuais não é o que se vê. Por isso, a indicação de ir cada um para seu canto viver do jeito que achar melhor.

VIOLÊNCIA

Dados sobre  feminicídio apontam que  boa parte das mulheres pede separação por conta da traição dos parceiros. Muitos além de não aceitarem que a mulher se afaste ainda partem para a agressão, que muitas vezes termina em tragédia.

CHAMADA

O  título do artigo que sugere traição como a “salvação do relacionamento”, nem de longe pode ser avaliado como alternativa. O que reconecta um casal é a vontade de ambos nos desafios da vida conjunta, da disposição de aceitar a alteridade do cônjuge, de encontrar meios-termos, de investir no amor e de crer, legitimamente, que essa união pode gerar satisfação seja ela monogâmica ou não.

INFIDELIDADE

A pesquisa sobre traição aponta que sim, posso concordar que  uma vivência extraconjugal pode aumentar a autoestima (36%), gerar algum tipo de crescimento e aprendizado pessoal (34%), realizar fantasias (33%) e ser uma espécie de “respiro” dentro da relação oficial (18%).

SOMENTE UMA OPINIÃO

Importante  frisar que as respostas acima dizem respeito somente ao infiel. São “benefícios” baseados em escolhas de ordem pessoal e não do casal.

FONTE

A pesquisa foi feita com usuários do Gleeden, plataforma de relação extraconjugal e relações não-monogâmicas. Então é um resultado completamente unilateral.

FONTE 2

Seria  interessante ampliar a pesquisa para os ex-infiéis, a saber o que aconteceu quando a infidelidade foi descoberta. Ouvir, no mínimo, os traídos, para se chegar a uma discussão bem mais fidedigna e ampla, para validar -ou não- a “conclusão” a que chegam.

OPINIÃO

A psicóloga Ana Canosa diz que exatamente por compreender os desafios e os pressupostos que regem a monogamia -e o sofrimento que uma traição gera- é que se faz a proposição de formatos mais abertos. Mas misturar relações não mono com relações extraconjugais é ferir princípios fundamentais das discussões sobre não monogamia.

BOA  NOTÍCIA

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, anunciou o repasse complementar do piso da enfermagem que será pago neste mês de novembro.

ESTA SEMANA

Segundo o prefeito, os repasses referentes aos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro serão pagos pela Prefeitura no dia 10 de novembro.

BENEFICIADOS

O complemento do piso da enfermagem foi anunciado pelo Governo Federal em 2022 e atende quatro categorias: enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e enfermeiros do trabalho.

HAVIA FALTADO

A determinação entrou em vigor em maio deste ano, mas o primeiro recurso disponibilizado pelo Ministério da Saúde não foi suficiente para o pagamento dos profissionais, pois não contemplou a maioria dos servidores municipais. Após intervenção da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), os valores foram corrigidos pelo Governo Federal.

CULTURA

Já estão abertas as inscrições de artistas e produções culturais do município de Porto Velho, no processo seletivo para apoio financeiro de seus projetos, através dos editais da Lei Paulo Gustavo.

NA FRENTE

A capital é a primeira cidade de Rondônia a iniciar as inscrições, após todo o processo de elaboração dos editais, que inclusive destina vagas para cotistas.

RECURSO

Ao todo, mais de R$ 4 milhões foram destinados aos artistas e produções culturais de Porto Velho. A inscrição pode ser feita na página da Fundação Cultural, no Portal da Prefeitura, através de um novo sistema desenvolvido pela Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI).

EDITAIS

“As vagas são divididas em três segmentos, sendo algumas para projetos de audiovisual, em que 70% de todo o aporte financeiro é destinado para este setor. Os outros 30% são para as demais áreas da cultura, em que se encaixam tanto quem faz a cultura, espaço cultural ou projeto, quanto a realização de oficinas e aulas”, disse o presidente.

FEIRA

Desde 2021, o Giro Empreendedor tem sido a porta de entrada de porto-velhenses ao mundo do empreendedorismo. A feira é realizada em diversos pontos turísticos da cidade de forma rotativa, e os empreendedores não pagam nada para expor.

DATA

Na próxima quarta-feira (8), a feira acontece no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), das 11h às 18h. Já na quinta-feira (9), o Giro chega à Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), das 08h às 13h.

SLECIONADOS

As edições em órgãos públicos contarão com dez empreendedores cada, proporcionando novas oportunidades de vendas para os pequenos negócios.

Anúncie no JH Notícias