Search
Close this search box.

Vereadora Ada Dantas Boabaid debateu Audiência Pública referente a violência contra a mulher

Vereadora Ada Dantas Boabaid debateu Audiência Pública referente a violência contra a mulher

Na tarde desta terça – feira (26), a Vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN), presidiu a Audiência Pública na Câmara Municipal com o tema “ A violência contra a Mulher” no âmbito municipal.

A Vereadora Ada Dantas, discorreu que infelizmente dentro do Estado de Rondônia há uma crescente no caso de violência contra a mulher. O Brasil é o País que vem ocupando o 5° lugar no mundo, que mais comete feminicídio contra as mulheres, ou seja, é o País que mais mata mulheres, são dados alarmantes e toda essa violência coloca o Estado de Rondônia em 6° lugar entre os estados da federação que mais comete crimes contra as mulheres.

A parlamentar acrescentou que atualmente as mulheres estão reagindo a essas agressões e diante disto, estão vindo a registrar boletins de ocorrências, sendo necessário colocar o assunto em questão. Para debates onde como a mulher tenha o entendimento de lidar com a situação a qual se encontra.

“Quero agradecer a presença de todas vocês aqui, porque somente unidas poderemos chegar ao consenso. Sabemos que precisamos de muito mais atendimento e de ferramentas, uma delegacia 24 horas por exemplo, não que a delegacia não esteja a contento, mas é um direito nosso, é um direito como mulheres”, afirmou Ada Dantas Boabaid.

Fizeram a composição da mesa, a Vereadora Joelna Holder (PMDB), Vereadora Cristiane Lopes (PP),  Iara Ortiz, vice – presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (MDDM), doutora Tânia Garcia, representante do Ministério Público  do Estado de Rondônia da 24ª Promotoria, delegada Rosilei de Lima (DIFLAG/PC/RO), doutora Márcia Cristina  Gazoni, delegada titular da delegacia especializada de atendimento à Mulher e Família (DEAM), doutora Débora Honorato, advogada representante da OAB Mulher, Vânia Tomaz, representante da SEMASF/CREAS MULHER, Djanira Maria da Silva, assistente social e gerente de Políticas Públicas para Mulheres SEAS/RO.

A doutora Tânia Garcia, representante do Ministério Público do Estado de Rondônia, apontou que o enfrentamento da situação de violência contra a mulher é de natureza familiar, no âmbito de convivência doméstica, tornando a ação mais difícil em quanto Estado, para se fazer uma intervenção nessa violência que acontece no ambiente familiar.

Tânia Garcia também discorreu que na cidade de Porto Velho existe o serviço especializado para fazer a intervenção, mas sendo necessário mais melhorias para melhor atender essas mulheres que sofrem agressões, e sugeriu essas melhorias como, proposta orçamentária para a manutenção das atividades do Conselho da Mulher, atendimento ao homem ofensor, criação da Casa da Mulher Brasileira.

A advogada Débora Honorato, representante da OAB Mulher destacou que 36% das agressões nas mulheres, acontecem aos finais de semana sendo um número expressivo, e isso é inacreditável que a delegacias não possam obter um núcleo em atendimentos a mulheres que sofrem violência.

“Levanto a bandeira do empoderamento feminino, seria a mulher acreditar nela mesma, trazer a mulher para o espaço independentemente de qual espaço seja, independente de ser negra ou não. Trazer a mulher para uma imagem positiva própria de si, com essa falta de empoderamento faz com que a mulher, tenha medo de agir na sociedade, medo de trabalhar, buscar seus sonhos e principalmente medo de denunciar abusos se colocando menor em desigualdade com o homem”, concluiu advogada Débora Honorato.

A vice-presidente Iara Ortiz, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres, pontuou que é necessário, ampliar políticas com mais efetividade para as mulheres, e nas escolas municipais destacou a importância, de se implantar a disciplina que aborde sobre a Leia Maria da Penha, pois, ensinando desde cedo aos alunos quais as graves consequências, que as mulheres sofrem agressão dentro de casa e levam transtornos psicológicos para o resto de suas vidas.

Vânia Tomaz, representante da SEMASF/CREA MULHER, explanou que a grande maioria das mulheres agredidas em Porto Velho, não tem o devido acompanhamento psicológico e clínico, a não ser em casos graves de agressões a qual as mulheres são submetidas, enfatizando que o município ajude com cursos, para que estas mulheres possam vir a qualificar a mão de obra, sendo inseridas no mercado de trabalho e tornado as mulheres independentes financeiramente.

A representante da SEMASF também destacou que o ideal seria a coordenaria das mulheres voltasse a funcionar em prol as mulheres, como também a ampliação de Conselheiros para os distritos de Porto Velho.

A Vereadora Ada Dantas, finalizou seu discurso dizendo que a audiência pública não ficará só em falácias, todos os pontos foram abordados e que sem sombra de dúvida buscará mecanismos junto aos órgãos competentes, para fazer o direito da mulher agredida ter mais dignidade. Sendo as mulheres obterem mais proteção e cuidados, e não se permitindo serem novamente agredidas. Ficando na omissão com suas vidas psicologicamente abaladas, em contrapartida nada acontecendo com o homem agressor.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias