Publicidade

AVANÇOS AMBIENTAIS – Rondônia conquista 1º lugar no Brasil na redução de focos de queimadas em 2025

O resultado, divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), coloca Rondônia em destaque nacional, mesmo diante da temporada de estiagem que afeta diversas regiões do país

Rondônia alcançou um feito histórico em 2025: o estado ocupa o 1º lugar no Brasil na redução de focos de queimadas, registrando uma queda superior a 90% entre janeiro e 14 de agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado, divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), coloca Rondônia em destaque nacional, mesmo diante da temporada de estiagem que afeta diversas regiões do país.

Publicidade

O desempenho é atribuído ao planejamento antecipado do governo estadual, que intensificou ações de educação ambiental, prevenção e combate direto ao fogo. Segundo o Boletim de Monitoramento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), apesar da redução natural no nível dos rios nesta época do ano, Rondônia apresenta condições climáticas mais favoráveis do que outros estados, com registros de chuvas que contribuem para um cenário de estiagem mais brando.

O governador Marcos Rocha destacou que o resultado é fruto de uma gestão estratégica e da união entre diferentes órgãos:

“O governo de Rondônia tem adotado todos os cuidados com uma defesa estratégica e responsável da população e do meio ambiente diante dos desafios deste período do ano, e estamos colhendo destaque nacional”, afirmou.

Entre as medidas implementadas está a criação do Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, instituído em outubro de 2024. Ainda no mesmo mês, o governo iniciou o planejamento de ações preventivas e operacionais para 2025.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), coronel Nivaldo de Azevedo Ferreira, a Operação Verde Rondônia 2025 já realizou mais de 25 mil ações preventivas, alcançando 94 mil pessoas em diferentes regiões do estado. Até o momento, foram combatidos 1,3 mil focos de incêndio.

“Estamos com 15 bases descentralizadas e 17 integradas em pontos estratégicos do estado, com monitoramento constante para garantir pronta resposta e mitigação dos impactos das alterações climáticas”, ressaltou o coronel.

O conjunto de políticas públicas, aliadas às condições climáticas e ao engajamento da população, garantiu a Rondônia não apenas o reconhecimento estatístico, mas também um exemplo nacional de que a gestão responsável e a educação ambiental podem transformar a realidade de um estado historicamente impactado por queimadas.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.