Uma capital sem árvores no seio da floresta amazônica, essa é a triste realidade de Porto Velho (RO) que o prefeito Hildon Chaves vem buscando reverter com programas de arborização em vias de grande circulação de pessoas dentro do perímetro urbano da cidade.
Gerenciado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, o programa Arboriza Porto Velho irá plantar mais de cinco mil árvores em Porto Velho apenas neste ano. Nesse total de árvores, serão 150 espécies de árvores nativas e mais de 700 ornamentais.
Principal artéria de ligação da zona Leste com o Centro da cidade, a avenida Vieira Caúla já está recebendo o plantio de várias espécies de mudas que em alguns anos poderão mudar completamente o clima e a ornamentação da via de aspecto desértico e empoeirado.
Porém, um grande problema para o prefeito na tentativa de arborizar Porto Velho é a falta de conscientização de parte dos moradores, que não reconhecem as mudas de árvores espalhadas pela cidade como algo de propriedade sua e acabam destruindo as árvores antes que elas tenham a oportunidade de crescer.
Um dos meios de solucionar essa falta de consciência ambiental é trabalhar com ações dentro das escolas, para ensinar os pequenos cidadãos portovelhenses a importância da preservação da natureza dentro cidade e enxergar isso como um bem comum da população através de palestras e ações especificas sobre importância e o cuidado que devemos ter com as árvores.