Search
Close this search box.

DER conclui obras em três pontes na região de Ouro Preto do Oeste para sustentação das estruturas no período chuvoso

Contenção de pedras para proteger cabeceira da ponte na RO-470

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) realizou a obra de contenção com pedras nas cabeceiras de três pontes na região de Ouro Preto do Oeste, sendo duas localizadas na RO-475, uma delas conhecida como Montevideu, e outra na RO- 470.

Os trabalhos foram executados com mão de obra, equipamentos e recursos próprios.

As três pontes sobre o rio Paraíso enfrentavam um desafio comum. De acordo com gerente regional do DER em Ouro Preto do Oeste, Boby Gil, todos os anos, o período chuvoso causava problemas nas cabeceiras de pontes, mas atento em solucionar a situação, o DER fez o planejamento, analisou tecnicamente cada estrutura e executou a obra.

Obra na Ponte na RO 475

‘‘Fizemos a proteção das pontes, evitando que sejam afetadas pelas enchentes no período chuvoso’’, conta. Foram 40 dias de obras realizadas pela 3ª Residência Regional de Ouro Preto do Oeste, e houve a movimentação de mais de 100 caçambas de pedras gigantes. Um trabalho que envolveu o uso de equipamentos como caçambas, pá carregadeiras e escavadeira hidráulica.

A técnica utilizada de fixação de pedras formando assim um muro de proteção, tem como base o princípio que uma vez revestindo a superfície as margens do rio, evita-se a erosão. A espessura dessa proteção é calculada de tal forma que ela possa resistir ao movimento das águas, sem afetar a estrutura das pontes. O que significa mais segurança para a população que transita pela região.

Desta forma, é reforçada o cumprimento da missão dada pelo governador, coronel Marcos Rocha ao DER de desenvolver as melhores condições de tráfego para a população de forma contínua em todo o Estado, pois assim permite-se o fluxo da população para seus mais diversos compromissos, e ainda como Rondônia é voltado para atividades econômicas do agronegócio, colabora para efetividade das vias de escoamento da produção do campo.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, juntamente com os regionais trabalham com ações estratégicas, precisas, céleres e com qualidade para cumprir a ordem do Governo de Rondônia em empregar recursos e esforços para devolver a população bens e serviços de forma transparente e que de fato gerem benefício social.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias