Prefeito de Porto Velho entre os anos de 1999 e 2004, o empresário Carlinhos Camurça foi um dos maiores nomes do carnaval da capital rondoniense durante décadas. Visionário, trouxe os primeiros trios elétricos de grande potência à cidade e promovia eventos que contemplavam todas as classes sociais, como por exemplo, o histórico “Carnaval na Praça”.
Porém, o mundo mudou com o início do século, grandes empenhos do erário para o carnaval popular passaram a ser alvo de críticas e cada vez ficou mais escasso o investimento em carnavais populares de grande porte na capital de Rondônia.
Após sair da prefeitura, Carlinhos Camurça embarcou em diversas tentativas de galgar um mandato eletivo, sempre levantando em suas pautas de campanha a valorização do carnaval como vetor de dissentimento da cultura e diminuição das desigualdades, porém o ressentimento, amargor e viés religioso de muitos políticos rondonienses foram colocando de lado essa pauta.
Os anos seguintes e a pandemia pareciam ter colocado um ponto final no sonho de Carlinhos Camurça de colocar Porto Velho como referência dos grandes carnavais de ruas da região Norte brasileira.
Mas o carnaval de 2023 parece ter colocado um novo capitulo nessa história. O Trio 40 Graus de Carlinhos Camurça, arrastou uma multidão de foliões na avenida Pinheiro Machado saudosos da festa popular.
Ainda não possível saber quais os planos de Carlinhos para os próximos carnavais, porém, a expectativa é de que a capital rondoniense tenha um resgate dos tempos áureos de seu carnaval de rua.