Search
Close this search box.
Publicidade
EcoRondônia

Etapa rondoniense da campanha de vacinação contra Poliomielite começa nesta segunda-feira, 27

Meta é vacinar pelo menos 95% de uma população de 141 mil crianças
Publicidade

O governo de Rondônia lança nesta segunda-feira (27), a etapa rondoniense da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A campanha acontece no período de 27 de maio a 14 de junho, sendo 8 de junho, o “Dia D” de divulgação e mobilização nacional. A meta é vacinar pelo menos 95% de uma população de 141 mil crianças, de até cinco anos, em todo o estado.

A ação é desenvolvida por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), e em parceria com os municípios. O “Dia D” foi a data proposta pelo Ministério da Saúde e acatada pela Agência Estadual, mas os municípios têm autonomia para definir outras datas de mobilização para vacinação, conforme a realidade local.

Publicidade

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da participação e atuação dos gestores de saúde, bem como dos profissionais da área, na organização das ações para o sucesso da campanha em todo o estado. “A cooperação e efetiva participação de todos os municípios, e a abertura do máximo possível de salas de vacinação é fundamental para manter a doença erradicada no estado”, salientou.

Conforme o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, em 2023, foram alcançados 89,97% do público alvo, e a meta pretendida para este ano é de 95%. “Vamos empreender todos os esforços para contribuir com a erradicação da poliomielite. Para isso, é essencial garantir o acesso às vacinas, reduzir os bolsões de não vacinados e aumentar a cobertura vacinal”, enfatizou.

POLIOMIELITE

Doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida, causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A estratégia de vacinação é fundamental para redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994.

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), nesta campanha serão utilizadas as vacinas: oral poliomielite (VOP); e inativada poliomielite (VIP), para vacinação das crianças menores de 5 anos de idade. Atualmente o país se encontra em processo de transição para substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP), para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP).

Anúncie no JH Notícias