Publicidade

FAB transporta oito pacientes recuperados da COVID-19 para Rondônia

Os pacientes estavam em tratamento no Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves, no Espírito Santo (ES)

Por

Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves

Oito pacientes recuperados da COVID-19 foram transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB), neste domingo (21), do estado do Espírito Santo (ES) para Rondônia (RO). Eles haviam sido transferidos para o Hospital Estadual Jayme dos Santos, na cidade de Serra (ES), para dar continuidade ao tratamento contra o vírus.

Publicidade

Um C-97 Brasília, operado pelo Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, decolou da cidade de Vitória (ES) às 11h00 horas e pousou em Brasília (DF) às 13h05, para abastecimento. Na sequência, o avião decolou às 14h20, rumo à Base Aérea de Porto Velho (BAPV), e pousou às 18h05 horas (horário de Brasília).

Izabel Maria Meireles, uma das pacientes recuperadas, agradeceu o apoio da FAB no retorno ao seu Estado. “Voltar para casa curada da COVID-19 é uma sensação maravilhosa. Agradeço a todos do Hospital Jayme dos Santos que cuidaram de mim e à Força Aérea Brasileira por me trazer de volta ao meu lar”, disse.

“Estamos aliviados por estarmos recuperados dessa doença que vem assolando o mundo. Além disso, hoje estou muito mais feliz pela Força Aérea poder nos dar esse apoio e nos levar de volta para nossas casas, em Rondônia. Muito obrigado, FAB!”, agradeceu o rondoniense Avelino Gonçalves que também estava no voo.

Com o objetivo de minimizar os impactos no sistema de saúde da região Norte, a FAB já realizou o transporte de mais de 750 pacientes dos estados do Amazonas (AM), Rondônia (RO) e Roraima (RR) para outras localidades do Brasil. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) é a Organização responsável pelo acionamento das aeronaves para o cumprimento das missões.

Operação COVID-19
O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Proteger os cidadãos é uma das funções precípuas das Forças Armadas. Nesse intuito, o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira enfrentam, juntos, o novo Coronavírus no País. A Operação ocorre em um espaço territorial de grandes proporções, nas 27 unidades federativas, com características e necessidades diferentes, e com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, dentre outras. Na execução dessas atividades, as Forças Armadas estão mobilizadas no combate à Covid-19, em apoio às ações do Ministério da Saúde, desde 20 de março de 2020. Para isso, foram ativados 10 Comandos Conjuntos para coordenar a atuação das Forças Armadas nos respectivos estados, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), permanentemente ativado, para prover o suporte aéreo na condução das ações.

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.