Search
Close this search box.

Festas de fim de ano requer responsabilidade do motorista, alerta Detran Rondônia

Manutenção do veículo é um item importante para a segurança no trânsito

“No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, frase que subsidiou a Semana Nacional de Trânsito (SNT) em 2021, é também a que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia chama a atenção de motoristas quanto aos cuidados que devem tomar com a chegada das festas de fim de ano.

“Dirigir com segurança no trânsito requer responsabilidade, e isso deve ser o lema de todo motorista. É importante que os condutores mantenham a postura defensiva na direção, evitando acidentes e prevendo perigos”, lembra o diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida.

Exigida desde 2004 na formação de condutores brasileiros, a direção defensiva é um conjunto de medidas de prevenção que tem por objetivo diminuir acidentes e suas consequências no trânsito. “Arriscar ultrapassagens em locais proibidos, realizar manobras perigosas, aproveitar o sinal vermelho e deixar de usar sinalização, são algumas das atitudes que podem colocar em risco o veículo, o condutor, os passageiros, e as demais pessoas que circulam pelas vias, como: motociclistas, ciclistas e pedestres”, reforçou o diretor.

A manutenção do carro é outro item extremamente importante que faz parte da direção defensiva, e que deve ser feita periodicamente,  uma vez que, ao longo do tempo, algumas pelas do veículo sofrem desgastes.

Condutores devem ficar atentos quanto ao uso do álcool e drogas para não causar acidentes

Funcionário do Detran e instrutor do Curso de Direção Defensiva, Isac Barbosa, lembra que as boas condições do veículo devem ser matidas.

“Entre os itens que mais merecem atenção estão o nível de líquidos de arrefecimentos no radiador, de óleo no motor e freio, pressão e boas condições dos pneus, funcionamentos das lanternas e faróis, e a revisão veicular em uma oficina também é recomendável”, disse o instrutor.

Outro grave problema que causa acidentes no trânsito está relacionado ao bem estar físico e psíquico do condutor. “O uso de entorpecentes aumenta a chance de ocorrerem acidentes fatais ou com graves lesões, que sob efeito de álcool e outras drogas, o motorista perde os reflexos; não tem noção de distância, espaço e velocidade”, lembrou Paulo Higo.

Frente à Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) do Detran, Welton Roney Nunes Ribeiro, lembra que a mistura de álcool e direção, bem como o uso de drogas ilícitas, por motoristas e motociclistas, está classificado como infração gravíssima no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Motoristas embriagados ou sob efeito de drogas que causarem acidentes com vítimas no trânsito são punidos severamente. Portanto, não misture em hipótese alguma drogas, álcool e direção. Preze por sua segurança e das demais pessoas que fazem parte do trânsito” – encerrou Welton Roney.

REGRAS BÁSICAS PARA O TRÂNSITO SEGURO

  • Mantenha o veículo em bom estado, evitando falha mecânica;
  • Não dirija alcoolizado ou sob efeitos de drogas;
  • Ao conduzir um veículo, não use o celular;
  • Respeite os limites de velocidade e
  • Respeite a sinalização

“Queremos que as festas do final de ano sejam repletas de momentos felizes e com boas recordações para todos os rondonienses, por isso enfatizamos quanto a importância dos condutores de veículos redobrarem os cuidados no que diz respeito a segurança no trânsito, uma vez que no ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas’ ”, finalizou o diretor-geral Paulo Higo.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias