Publicidade

O Ministério dos Transportes voltou a anunciar que a repavimentação da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus, será finalmente executada. De acordo com o ministro Renan Filho, o edital para a obra será publicado no próximo dia 10 de abril, incluindo o chamado “Trecho do Meio”, considerado o pior segmento da rodovia, com mais de 450 quilômetros de extensão.

Publicidade

A promessa, no entanto, chega acompanhada de histórico de frustrações. Há pelo menos três décadas, sucessivos anúncios de retomada da obra foram interrompidos por decisões judiciais, geralmente motivadas por ações do Ministério Público Federal (MPF) e questionamentos de organizações não governamentais ligadas à pauta ambiental.

Segundo o ministro, desta vez não haverá interferências que impeçam o andamento do projeto, citando que não deverão ocorrer novas suspensões por decisões de primeira instância ou questionamentos externos.

A BR-319 é considerada estratégica por conectar o Amazonas ao restante do país por via terrestre, sendo vista como fundamental para o escoamento de produção, mobilidade e integração regional.

Apesar disso, o projeto sempre esteve no centro de debates entre desenvolvimento e preservação ambiental. Ao longo dos anos, exigências ambientais foram ampliadas e revisadas diversas vezes, resultando em sucessivas paralisações.

Recentemente, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, voltou a se posicionar sobre o tema, afirmando que o interesse pelo asfaltamento da rodovia estaria relacionado ao uso recreativo, o que gerou críticas por parte de setores que defendem a obra como essencial para a logística e economia da região.

De acordo com o edital que será publicado, as propostas das empresas interessadas poderão ser apresentadas até o dia 30 de abril. O investimento previsto para a execução da obra é de R$ 678 milhões, valor que, segundo o Ministério dos Transportes, já estaria garantido.

A expectativa agora é que, após anos de anúncios e interrupções, o projeto avance de forma definitiva, atendendo uma demanda histórica da população da região Norte.

Publicidade
Grupo Marquise - EcoRondônia
Publicidade

Você também vai querer ler...

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.