Publicidade

MPRO lança Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos em Rondônia

O objetivo é usar esse banco de dados para cruzar informações entre todos os estados brasileiros e aumentar o raio de buscas de pessoas desaparecidas.

Na sexta-feira (28) o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) lançou o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID). O objetivo é usar esse banco de dados para cruzar informações entre todos os estados brasileiros e aumentar o raio de buscas de pessoas desaparecidas.

Publicidade

De acordo com informações do Ministério Público de Rondônia, o programa fornecerá informações ao Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (SINALID), que sistematiza e cruza dados vindos de diversos órgãos do país. A ideia também usar o programa para contribuir com investigações realizadas pela Polícia Civil.

Publicidade

Segundo o promotor de Justiça, Julian Imthon Farago, ‘o programa local, adere ao SINALID que é o sistema nacional. Cada estado instituiu o seu programa local e todos eles armazenam e alimentam esse sistema nacional. A ideia é o cruzamento de informações para que pessoas de qualquer lugar do Brasil possam localizar uma pessoa desaparecida’.

A população ainda pode tirar dúvidas pelo e-mail plid.ro@mpro.mp.br.

“O serviço visa, ainda, fomentar políticas públicas junto aos órgãos que trabalham no enfrentamento ao desaparecimento, como as forças de segurança, instituições públicas e entidades civis organizadas, a fim de auxiliar na prevenção e solução dos casos”, informou o MP, por meio de nota.