Estabelecida em Rondônia à revelia da vontade de grande parte da população, a concessionária Nova 364 — que pretende cobrar pedágio antes mesmo de iniciar as obras de duplicação previstas em contrato — não vem conseguindo mudar a trágica realidade da BR-364, rodovia que já tirou a vida de milhares de rondonienses ao longo dos anos devido à sua fragilidade estrutural.
Embora adote um discurso de que já estaria promovendo melhorias na rodovia, a Nova 364 tem sido confrontada pelos fatos: a pista continua sendo um cenário de mortes em sequência, onde famílias são desfeitas e histórias interrompidas de forma abrupta.
Para se ter dimensão da gravidade, mesmo após a execução de serviços de infraestrutura amplamente divulgados pela concessionária, em um período de apenas dez dias foram registrados três graves acidentes e duas mortes, reforçando no cidadão rondoniense a sensação de que nada mudou.
Os acidentes evidenciam uma contradição entre o discurso e a prática da Nova 364. Caso a concessionária não consiga reduzir os índices de acidentes, é provável que enfrente fortes protestos da comunidade rondoniense.