Publicidade

NOTORIEDADE – Rondônia se destaca na produção de leite e lidera o Norte, revela Embrapa

A Agência de Defesa Sanitária Agrossilvipastoril (Idaron) destaca que Rondônia possui 18 estabelecimentos com serviço de inspeção ativos, sendo 7 indústrias e 11 agroindústrias

Rondônia se consolida como líder na produção de leite na região Norte do Brasil, de acordo com o Anuário do Leite 2023, divulgado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além disso, o estado ocupa a 10ª posição no ranking nacional de produção leiteira.

Publicidade

O município de Machadinho d’Oeste, localizado no Vale do Jamari, é o principal destaque, concentrando a produção de leite no estado. Com 1,6 mil propriedades cadastradas como produtores de leite, Machadinho d’Oeste lidera a atividade leiteira em Rondônia.

Publicidade

Porto Velho, a capital do estado, aparece em segundo lugar, com 1,3 mil propriedades envolvidas na produção de leite. Jaru, por sua vez, é o terceiro município que mais produz leite, com 1,1 mil propriedades cadastradas na atividade.

A Agência de Defesa Sanitária Agrossilvipastoril (Idaron) destaca que Rondônia possui 18 estabelecimentos com serviço de inspeção ativos, sendo 7 indústrias e 11 agroindústrias. Isso demonstra um compromisso com a qualidade e segurança dos produtos lácteos produzidos no estado.

O crescimento da produção de leite em Rondônia reflete o potencial da região para a atividade agropecuária, bem como o empenho dos produtores locais em investir em tecnologia e boas práticas de manejo. Com isso, o estado se destaca cada vez mais no cenário nacional como um importante polo produtor de leite.