Tombada como patrimônio histórico por sua importância cultural ao estado de Rondônia, a capela de Santo Antônio em Porto Velho (RO), que estava fechada por falta de condições para receber os fiéis, deu início ao serviço de reforma do forro e telhado do local que fica dentro do espaço do Memorial Rondon, às margens do rio Madeira.
Para a realização da obra foi necessário a coleta de dízimo dos fiéis. O anúncio dos serviços se deu através das redes sociais da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima, que afirmou: “Graças ao Dízimo de nossa paróquia estamos reformando o foro e o telhado da Capela histórica de Santo Antônio a primeira Igreja Católica da região de onde originou-se o município de Porto Velho/RO”.
Quando aberta a igreja diariamente funciona para visitação, com missas celebradas aos domingos às 10h. A programação da capela conta com uma festa anual, dia 13 de junho, com uma semana de atividades, que culminam com o arraial no dia de Santo Antônio.
A capela é uma das raras heranças do antigo município de Santo Antônio do Rio Madeira, que pertencia ao Mato Grosso, criado em 1908, extinto e anexado a Porto Velho em 1944, quando foi instalado o Território Federal do Guaporé.