Notícias de Rondônia

“Pedalando pela Vida” inicia neste sábado e busca mobilizar doação de sangue e ajudar o NACC

Postado em 13/06/2019 às 20h13min


“Pedalando pela Vida” inicia neste sábado e busca mobilizar doação de sangue e ajudar o NACC

Ação visa ajudar no estoque de sangue da Fhemeron para salvar vidas

De 15 a 29 de Junho, acontece em Porto Velho, a segunda edição do “Pedalando pela Vida”. A ação, promovida por um grupo de ciclismo da capital, conhecido como “Ciclista Sangue Bom”, tem o objetivo de mobilizar o máximo de doadores e não-doadores possíveis para que ajudem a aumentar o estoque de bolsas de sangue da Fundação de Hematologia de Rondônia (Fhemeron) e, consequentemente, salvar vidas. A coleta acontece na própria fundação, durante o horário de expediente (de 08 às 18h) informações no telefone 3216-2234.

Quanto à campanha, ela será concluída com um passeio ciclístico no dia 30 de junho, com concentração na Praça das Três Caixas D’Água, às 16h. O percurso encerra no Espaço Alternativo. Serão disponibilizados, gratuitamente, aos participantes do passeio, água, refrigerante e energético. Na chegada ao espaço Alternativo, após a conclusão da pedalada, haverá o sorteio de brindes ofertados pelos patrocinadores. O passeio contará com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que darão o suporte no controle do trânsito da concentração até o Espaço Alternativo.

O “Pedalando pela Vida” surgiu em Gravatal-SC, onde lá já está na 6 edição. O grupo Ciclista Sangue Bom, trouxe a mobilização para Porto Velho e escolheu o mês de Junho justamente por ele ser conhecido como o “Junho Vermelho”- e também o mês do doador mundial. O alvo da campanha, além dos ciclistas e praticantes de outros esportes é também a comunidade em geral. Para a organização da campanha, este tipo de mobilização chama a atenção para a importância da doação que pode, através de uma bolsa coletada, salvar até quatro vidas. “Como Porto Velho ainda é uma cidade com um número grande de acidentes de trânsito, violência e demais situações em que se faz necessária a transfusão de sangue, o estoque da Fhemeron- que atende com o exame e distribuição de sangue a hospitais públicos e particulares e ainda redes filantrópicas de todo o Estado- sempre está em baixa. E por isso, a relevância de campanhas permanentes”, disse um dos organizadores, Everton Deglei.

Apoio ao NACC

Além da campanha em prol da doação de sangue, o grupo pretende ajudar ainda com esta ação, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC). E para isto, pede a colaboração de participantes do passeio, de doadores e comunidade em geral, para a doação de um litro de leite integral que pode ser entregue na Bicicletaria Duas Rodas (Av. Calama, 4069 – Embratel), Hélio Motos (Av. Campos Sales, 4596, Eletronorte) e Rondobikes (Av. Amazonas, 1613 – Nossa Sra. das Graças) em horário comercial. Quem fizer a doação concorre ao sorteio de bicicletas.

Ciclista “Sangue Bom”

O grupo começou como um passatempo entre amigos e hoje além de promover integração entre dezenas de atletas, amadores e iniciantes, gerando saúde e bem estar, agora também tem o cunho social e tem crescido gradativamente. “Para participar basta ter uma bicicleta e disposição para pedalar com a gente”, disse Deglei.

Mais informações no site: www.riscozeroadventure.com.br e pelo telefone 99296-5868.

Por Texto: Meire Santos