Search
Close this search box.

POLÍCIA FEDERAL – A operação que terminou com delegado prefeito e acusados deputados

A operação prendeu prefeitos em Rondônia
Publicidade

Deflagrada pela Polícia Federal no dia 25 de outubro de 2020, a operação Reciclagem, prendeu prefeitos de cidades no interior do estado de Rondônia acusados de terem participado em conjunto de um esquema de desvio de dinheiro público através de licitações firmadas com as prefeituras envolvidas.

A operação foi comandada pelo delegado federal Flori Cordeiro de Miranda Júnior, que na época deixou bem explicito como se desencadeou as operações. Segundo o delegado Flori, um empresário procurou a polícia para denunciar que estava sendo coagido pelos prefeitos a devolver parte do dinheiro pago à supostos serviços públicos nessas cidades.

Publicidade

Prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro

De posse dessa informação, os agentes federais decidiram implantar câmeras no escritório do empresário, localizado na cidade de Ji-Paraná, e utilizado como local de repasse do dinheiro sujo. Para espanto geral, uma das pessoas que foram gravadas recebendo o dinheiro sujo no escritório foi o recém empossado deputado federal José Lebrão (UP).

Nas investigações ficou constatado que o deputado Lebrão havia utilizado um carro oficial para ir ao local onde foi gravado ele recebendo o dinheiro público desviado e colocado dentro de um saco de lixo.

O comandante da operação, Delegado Flori, chegou a afirmar que Lebrão só não foi preso no dia em que a operação foi deflagrada porque ele gozava de imunidade por conta de seu então mandato de deputado estadual, Flori não prendeu Lebrão, mas prendeu a prefeita de São Francisco do Guaporé, filha do deputado Lebrão.

A prefeitura de São Francisco era uma das envolvidas no esquema. Rapidamente o Delegado Flori se tornou o foco da mídia local, que exaltou a coragem do policial em prender prefeitos, ele acabou se tornado um personagem a parte, em 2022 foi eleito prefeito da cidade de Vilhena, polo econômico da região do Cone Sul de Rondônia.

Deputada estadual Lebrinha e deputado federal Lebrão

Lebrão foi eleito deputado federal, isso porque mesmo com menos de 13 mil votos acabou contando com a força dos seus correligionários, Fernando Máximo, Mauricio Carvalho e Cristiane Lopes, todos com expressiva votação e que levantaram o quantitativo partidário suficiente para a eleição de Lebrão.

Gislaine Lebrinha foi eleita deputada estadual em Rondônia, ela e seu pai assumiram seus mandatos nesta última quarta-feira (1). Um desfecho inesperado para uma operação que mostrou de início um incisivo ardor no combate à corruptos e velhos vícios políticos no estado de Rondônia.

Anúncie no JH Notícias