Search
Close this search box.
Publicidade
EcoRondônia

Prefeitura de Porto Velho recolhe 7 mil toneladas de lixo somente nos primeiros cinco meses de 2024

Equipes trabalham dia e noite para manter a cidade limpa e com mais qualidade de vida para todos
Publicidade

Os esforços para manter Porto Velho sempre limpa e bem cuidada não param, e a prova disso é que somente nos primeiros cinco meses de 2024, cerca de 7 mil toneladas de lixo já foram recolhidas na cidade. “A importância do nosso trabalho, vai muito além da limpeza e da estética de uma cidade bem cuidada. O que queremos mesmo é mais saúde e mais qualidade de vida para as pessoas”, comentou o titular da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), Cleberson Pacheco.

A Prefeitura, por meio da Semusb, mantém equipes trabalhando dia e noite, inclusive nos feriados e em período de grandes eventos, como o carnaval, por exemplo. Mutirões de limpeza são realizados diariamente, atendendo às principais vias e bairros inteiros. São executados serviços de roço, varrição, capina, raspagem, rastelagem, recolhimento de lixo, desobstrução de bueiros e pintura do meio-fio, entre outras ações. Mutirões também são realizados nos distritos da BR e do baixo Madeira.

Publicidade
São 300 pessoas que atendem a capital e os distritosSão 300 pessoas que atendem a capital e os distritos

E para minimizar ao máximo os transtornos com pontos de alagamentos, equipes da Semusb também trabalham na limpeza de bueiros, ‘bocas de lobo’ e do sistema de drenagem como um todo. “De janeiro a maio deste ano, conseguimos desobstruir 242 bueiros que estavam entupidos, por causa de lixos, entulhos e até mesmo carcaça de móveis, pneus e peças de carros que são descartados de forma irregular. Esse material entope o sistema de drenagem da cidade e causa alagamentos, perdas materiais e perigo para a saúde dos munícipes”, lamentou o secretário da Semusb.

TRABALHADORES

Cleberson Pacheco destaca o trabalho, dedicação e o esforço dos garis, por cuidarem tão bem da cidade. Ele afirma que são quatro equipes trabalhando, cada uma composta por 13 pessoas, incluindo 26 roçadores que atendem a capital e os distritos. No total, são 300 pessoas.

“Eles são designados para várias regiões, realizam operações em 52 praças sob nossa responsabilidade, além de atuarem nos bairros, ruas e avenidas. Trabalhamos de manhã, tarde e à noite para dar conta do volume de serviço e deixar a nossa cidade com um aspecto melhor a cada dia, para o bem da população”, disse o secretário.

Os trabalhadores ainda realizam mutirão de limpeza nos cemitériosOs trabalhadores ainda realizam mutirão de limpeza nos cemitérios

Além da cidade, praças, mercados, parques e outros equipamentos públicos, os trabalhadores ainda realizam mutirão de limpeza nos cemitérios, especialmente serviços de roçagem, tendo em vista que o mato cresce rapidamente, principalmente no período chuvoso.

O trabalho manual conta com ajuda mecanizada, por meio de retroescavadeira, motoniveladora (patrol), pá carregadeira, mini carregadeira, caminhão caçamba, caminhão vassoura e o chamado ‘tatuzão’, utilizado para lançar fortes jatos de água e desobstruir a rede de drenagem.

“Queremos mais uma vez parabenizar a todos pelo Dia do Gari, comemorado em 16 de maio no Brasil. O trabalho de cada um deles é fundamental para termos uma cidade mais limpa, mais bonita e mais saudável”, completou Cleberson Pacheco.

Em 2023, foram realizadas 672 desobstruções de caixas coletorasEm 2023, foram realizadas 672 desobstruções de caixas coletoras

CAIXAS COLETORAS

Cleberson Pacheco afirma que a desobstrução das caixas coletoras, também chamadas de ‘bocas de lobo’ e dos bueiros representam um grande desafio para a Semusb, por se tratar de um trabalho preventivo para evitar pontos de alagamentos e transtornos para os munícipes no período chuvoso. Em 2023, conforme o secretário, foram realizadas 672 desobstruções de caixas coletoras.

O trabalho é feito, geralmente, de forma manual, utilizando enxadas e pás para retirar lixos, entulhos e terra acumulada nesses locais. Muitas vezes é necessário utilizar o caminhão ‘tatuzão’ ou até mesmo substituir manilhas para resolver o problema.

CANTEIROS E CALÇADAS

A Semusb também é a responsável pela revitalização dos canteiros e calçadas, a exemplo do trabalho que vem sendo realizado ao longo da av. Jorge Teixeira (BR-319). O secretário disse que foram concluídos sete quarteirões de calçadas, no trecho entre o antigo Trevo do Roque e a avenida Pinheiro Machado.

Semusb também é a responsável pela revitalização dos canteiros e calçadasSemusb também é a responsável pela revitalização dos canteiros e calçadas

Foram revitalizadas, ainda, as calçadas do Mercado do Pescado, na Estrada do Belmont, bairro Nacional, Mercado Central, Mercado do KM 1 e do Canal dos Tanques, entre outros pontos, como na região central de Porto Velho, proporcionando mais segurança aos pedestres. “Também estamos revitalizando o prédio do relógio”, completou.

APELO

O secretário da Semusb pede que as pessoas colaborem para manter a cidade limpa, e que não façam descarte irregular dos resíduos. Sendo necessário, os munícipes podem solicitar os serviços pelo e-mail gab.semusb@gmail.com. Se preferir, pode ir pessoalmente à sede da Semusb, na rua Aparício Moraes, nº 3186, bairro Industrial.

Anúncie no JH Notícias