Search
Close this search box.
Publicidade

PREVISÃO – Inmet emite alerta laranja para Rondônia e outros estados

O alerta laranja indica um grau de perigo de chuvas intensas, prevendo um volume entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm por dia, durante a noite e início da manhã de segunda-feira (5).
Publicidade

Neste domingo (4), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de tempestade para diversas regiões, abrangendo mais da metade do estado de Rondônia, além dos estados do Amazonas, parte de Mato Grosso, Pará, Goiás e Tocantins. O alerta laranja indica um grau de perigo de chuvas intensas, prevendo um volume entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm por dia, durante a noite e início da manhã de segunda-feira (5).

Em Rondônia, as áreas afetadas incluem cidades ao norte, região central e sul do estado, como Porto Velho, Ariquemes, Alto Paraíso, Cacoal, Ji-Paraná, Jaru, Guajará-Mirim, Ouro Preto do Oeste e Vilhena. O alerta ressalta a possibilidade de ventos atingirem até 100 km/h, aumentando o risco de eventos adversos como cortes no fornecimento de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Publicidade

Diante dessa situação, o Inmet recomenda medidas de precaução, como evitar abrigar-se sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, desligar equipamentos elétricos em caso de descargas elétricas e manter atenção à manutenção das residências.

Para proteção em casa, sugere-se procurar abrigo sob mesas ou camas em caso de destelhamento, deixar o local se a água da rua invadir a casa e evitar áreas próximas a canos, janelas e portas metálicas durante tempestades com raios. No trânsito, os motoristas devem verificar as condições do veículo, dirigir com cautela, manter uma distância segura, evitar freadas bruscas e buscar locais seguros para estacionar em caso de chuva intensa. Motociclistas e pedestres também recebem orientações específicas para sua segurança.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias