rês voos da companhia aérea Latam, que estavam programados para pousar em Porto Velho entre a madrugada e a tarde desta quinta-feira, 29 de agosto, foram cancelados devido à densa camada de fumaça que cobre a capital rondoniense. A visibilidade reduzida no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira impediu a realização dos pousos.
Os voos cancelados incluíam rotas que partiam de Brasília e Guarulhos (SP). As aeronaves, que deveriam ter decolado durante a madrugada, nem chegaram a sair dos aeroportos de origem. No caso do voo de Guarulhos, os passageiros foram inicialmente realocados para uma nova partida prevista para as 12 horas desta quinta-feira. No entanto, por volta das 10h20, horário de São Paulo, os clientes começaram a receber notificações sobre o cancelamento desse voo também.
Apesar das dificuldades enfrentadas pela Latam, duas outras companhias aéreas conseguiram realizar pousos no Aeroporto de Porto Velho durante a madrugada. Uma aeronave da Azul, vinda de Confins (MG), e outra da Gol, partindo de Brasília, aterrissaram entre 00h54 e 01h29, desafiando as adversas condições atmosféricas.
A densa fumaça que tem afetado a cidade é resultado das queimadas que ocorrem na região, agravando a situação do ar e impactando significativamente o tráfego aéreo. As autoridades aeroportuárias e as companhias aéreas seguem monitorando a situação, mas novas alterações e cancelamentos de voos não estão descartados enquanto persistirem as condições atuais.