Search
Close this search box.
Publicidade

EM BAIXA – Rio Madeira registra nível de apenas 1,96 metro na capital

Comparativamente, no mesmo período do ano passado, o rio mantinha um nível de 2,78 metros.
Publicidade

O rio Madeira continua a ser motivo de preocupação para as autoridades em Porto Velho. Nesta quinta-feira (31), o rio alcançou um nível alarmantemente baixo, com a medição registrando apenas 1 metro, de acordo com dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O monitoramento contínuo da ANA revelou que às 18h45 desta quinta-feira (31/08), o rio atingiu o nível crítico de 1,96 metro, marcando o nível mais baixo observado em todo o mês de agosto. Comparativamente, no mesmo período do ano passado, o rio mantinha um nível de 2,78 metros, destacando uma queda acentuada de 0,82 centímetros em relação à medição atual.

Publicidade

Entretanto, na sexta-feira (1), observou-se um aumento no nível do Rio Madeira, que chegou a 2,13 metros, conforme a última medição da ANA realizada às 5h15.

Imagens capturadas durante a semana mostram a formação de bancos de areia em vários trechos do rio. Além disso, pedras que normalmente ficam submersas durante o período chuvoso agora emergem com mais frequência.

Devido a essa situação, a Marinha do Brasil proibiu a navegação noturna no rio, com o intuito de evitar acidentes com embarcações.

A Defesa Civil informou que está monitorando de perto a situação do Rio Madeira e atualmente classifica o cenário como de alerta, estando preparada para responder a qualquer emergência que possa surgir devido ao baixo nível do rio.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias