Rio Madeira supera cota de seca extrema e libera navegação noturna

A proibição da navegação noturna estava em vigor por cerca de quatro meses, desde que o nível do rio caiu abaixo de três metros pela primeira vez no ano.

Após atingir níveis mínimos históricos nos últimos dois meses, o rio Madeira, em Porto Velho, viu seu nível subir gradualmente. Em resposta a essa mudança, a Capitania Fluvial de Porto Velho revogou a Portaria que restringia a navegação noturna para comboios e outras embarcações.

Publicidade

De acordo com a Defesa Civil Municipal, nesta quinta-feira (7), o rio atingiu a marca de 6,14 metros. Esse cenário contrasta significativamente com a situação de dois meses atrás, quando o nível chegou a apenas 1,14 metros.

Publicidade

A proibição da navegação noturna estava em vigor por cerca de quatro meses, desde que o nível do rio caiu abaixo de três metros pela primeira vez no ano. A área afetada pela Portaria está localizada entre Porto Velho e Passagem Uruá, em Nova Aripuanã (AM).

Nas semanas seguintes à proibição, o nível do rio Madeira continuou regredindo, atingindo uma sequência de recordes históricos de seca. Isso teve impactos negativos no escoamento da produção, resultando em cargas menores e mais tempo de transporte.

Ao revogar a proibição da navegação noturna, a Capitania considerou que o rio se manteve acima dos quatro metros, o mínimo para uma navegação segura, de acordo com as Normas e Procedimentos da corporação.