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EcoRondônia

SAINDO DO PAPEL – Projeto de duplicação da BR-364 está mais próximo da realidade

A utilização de tecnologias de última geração, como o levantamento aerofotogramétrico e a análise de solo de até 30 metros de profundidade, marca um avanço significativo no planejamento e execução do projeto
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A duplicação da BR-364, uma das principais rodovias do Brasil e vital para o escoamento de produção e desenvolvimento regional de Rondônia, está mais próxima de se tornar realidade. Um helicóptero especial equipado com tecnologia de Laser Scan e um caminhão com equipamento avançado de análise de solo têm realizado levantamentos detalhados ao longo dos 700 quilômetros entre Porto Velho e Vilhena. Este esforço coordenado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e encomendado pelo Ministério dos Transportes visa fornecer uma base minuciosa para o projeto de duplicação da rodovia.

A utilização de tecnologias de última geração, como o levantamento aerofotogramétrico e a análise de solo de até 30 metros de profundidade, marca um avanço significativo no planejamento e execução do projeto. Essas atividades, realizadas em tempo recorde, demonstram a seriedade e o compromisso do governo federal em melhorar a infraestrutura rodoviária da região.

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O projeto de duplicação da BR-364 está em uma fase avançada de planejamento e, pela primeira vez em muitos anos, há uma possibilidade concreta de que a obra comece já no próximo ano. O senador rondoniense Confúcio Moura, relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, desempenha um papel crucial nesse processo. Moura tem o poder de incluir recursos substanciais no orçamento, facilitando a alocação de aproximadamente 1 bilhão de reais por ano, tanto de fontes públicas quanto privadas, para a realização das obras ao longo dos próximos oito anos.

A BR-364 é fundamental para o escoamento da crescente produção agrícola de Rondônia e outras regiões. A duplicação da rodovia não só melhorará a segurança no trânsito, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico ao facilitar o acesso ao centro-sul do país e ao Pacífico. Nos últimos anos, a rodovia já passou por melhorias significativas em diversos trechos, como entre Porto Velho e Ji-Paraná, onde a pista foi ampliada e novas pontes foram construídas.

O projeto de duplicação prevê a construção de trechos adicionais de pistas, viadutos, pontes e outras obras de infraestrutura, todas planejadas com tecnologia avançada, incluindo projetos em 3D. A segunda ponte sobre o rio Jaru, que está em fase de conclusão, é parte desse amplo pacote de melhorias. O objetivo é duplicar pelo menos 500 quilômetros da rodovia, proporcionando uma via moderna e eficiente para o transporte de bens e pessoas.

A duplicação da BR-364 é uma demanda antiga da população de Rondônia e da região Norte. Com o apoio do governo federal e o empenho de autoridades locais, como o senador Confúcio Moura, o projeto nunca esteve tão próximo de se concretizar. A esperança é que a modernização da rodovia não se limite aos planos e projetos, mas se transforme em uma realidade que traga progresso e desenvolvimento sustentável para a região.

A BR-364, essencial para a infraestrutura e economia de Rondônia, está no centro de um projeto ambicioso que promete transformar a rodovia e, consequentemente, a dinâmica de transporte e desenvolvimento regional. Com o uso de tecnologia de ponta e a perspectiva de investimentos robustos, o futuro da BR-364 parece mais promissor do que nunca.

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