Search
Close this search box.
Publicidade

Semusa realiza mutirão de triagem psicológica para reduzir fila de espera

Quase 80 pacientes foram atendidos, segundo o Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC)
Publicidade

O mutirão de triagem para atendimentos psicológicos, realizado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), atendeu 78 pacientes no Centro de Especialidades Médicas (CEM). A atividade foi realizada com o objetivo de reduzir o tempo de espera na fila de serviços psicológicos.

A triagem é o primeiro passo para iniciar os atendimentos voltados à saúde mental. Através dela, o paciente passa por uma avaliação técnica com equipe de psicólogos e é direcionado para o serviço necessário.

Publicidade

Fabiana Sampaio, gerente da Divisão de Saúde Mental da Prefeitura de Porto Velho, conta que a triagem é fundamental, tanto para o paciente, quanto para o atendimento nas unidades.

“Esse primeiro atendimento é justamente para a gente conhecer a situação do paciente. Essa ação é importante, pois temos pacientes que estão em um estado mais delicado, outros não, então a gente vai atendendo esse usuário conforme o grau de saúde dele”, explica a gerente.

Francisca Rodrigues afirma que o objetivo é oferecer um atendimento completoFrancisca Rodrigues afirma que o objetivo é oferecer um atendimento completo

A triagem dura em média 30 minutos. Durante esse tempo, o paciente responde perguntas e é avaliado pelo psicólogo. Beatriz Gomes, foi uma das usuárias atendidas. Ela decidiu buscar o atendimento psicológico para o filho, que apresenta sinais de transtorno e hiperatividade.

“Eu vim para essa primeira triagem para passar pelo psicólogo e explicar a situação do meu filho. Estamos investigando se ele tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para mim, essa ação no sábado foi muito importante porque é um dia mais tranquilo e ele não precisou faltar aula. Agora vou aguardar eles marcarem a primeira consulta”, disse a mãe.

Após a triagem, o paciente será direcionado para as unidades necessárias, através da Central de Regulação. Em Porto Velho, os serviços de psicologia são oferecidos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), CEM e Centro Especializado em Reabilitação (CER).

Francisca Rodrigues, diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC), da Semusa, explica que todas essas unidades atendem diversas complexidades do paciente e “o objetivo realmente é oferecer um atendimento completo, uma saúde integral para esses pacientes”.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias