Search
Close this search box.
Publicidade

UPAs registram mais de três mil atendimentos durante o carnaval

Publicidade

Durante os dias de carnaval, foram registrados 3.086 atendimentos nas unidades de pronto atendimento, de sexta (9) a terça-feira de carnaval (13). A maior quantidade de atendimentos foi registrada na UPA Leste. Foram 1.689 atendimentos sendo 1.288 casos de clínica médica e destes um total de 874 com classificação de risco verde, considerada pouco urgente, de acordo com a classificação adotada pelo programa nacional de humanização do Ministério da Saúde. Também foram registrados dois óbitos: Um na UPA leste envolveu um paciente terminal de câncer e outro, no pronto atendimento Ana Adelaide, uma jovem chegou com parada cardíaca. Entre os casos mais comuns, receberam atendimentos pacientes que apresentavam diarreia, vômito, febre, dor de garganta e pressão alta. Na urgência foram 509 pacientes e na emergência 35 pessoas. Um total de 77 foram atendidos na odontologia e 53 na assistência social. Entre os dias 10 e 13, um total de 10 pacientes deram entrada por traumas causados em acidentes automobilísticos. Também foi registrado um ferido por arma de fogo e outro por arma branca. 27 foram estabilizados e removidos ao Pronto Socorro e Hospital João Paulo II.

Na UPA Sul, foram 1.397 atendimentos entre os dias 9 a 13. Na clínica médica foram 1.170, sendo 393 atendimentos pediátricos. Classificação amarela (urgente) foram 392 e vermelha (emergência) 18. Foram registrados três feridos por agressão física e dois por arma branca. 55 pacientes foram transferidos para o João Paulo II e 9 para o Hospital Infantil Cosme e Damião.
A secretaria de saúde ressalta que todos os servidores da rede, dentre eles profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmácia, odontólogos, pessoal do Same e laboratório estiveram unidos em uma força tarefa para atender a população em um dos períodos mais movimentados do ano. As escalas foram elaboradas em conformidade com os servidores e apenas uma ausência foi registrada no plantão de domingo.

Publicidade

Ana Adelaide e José Adelino
No pronto atendimento Ana Adelaide, zona norte, nos dias 10 à 14 foram registrados 955 atendimentos. Dentre esses 46 casos foram classificados como urgência e emergência. E 55 foram removidos ao JPII. Já no pronto atendimento José Adelino, zona Leste, de 8 à 13 foram realizadas 234 atendimentos clínicos adultos e 98 pediátricos. Destes números 19 de classificação urgente e 3 de emergência.

SAMU
O serviço de atendimento móvel de urgência realizou 223 atendimentos de 9 à 14/02. As emergências clínicas lideraram os atendimentos, foram 70. Em seguida os acidentes de trânsito com 47 chamados. 4 de obstetrícia, 9 psiquiátrico, 30 de trauma e 63 remoções.

Fonte: PMPV

Combate Clean Anúncie no JH Notícias