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DESRESPEITO – Amazonfort transforma locomotiva em food-truck

Assim morre o sonho de muitos portovelhenses da retomada do passeio turístico da Ferrovia da Morte

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Sob concessão do grupo Amazonfot e após receber nos últimos vinte anos uma soma em dinheiro que ultrapassa os R$ 50 milhões para a sua revitalização, a praça do Complexo Histórico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré – EFMM irá abrir seus portões aos cidadãos muito em breve.

Em um espaço de mais de mil metros quadrados, o complexo utilizará os três galpões que guardavam as locomotivas para o museu da EFMM, um espaço gourmet e uma área de eventos com direito a auditório.

O espaço está sob concessão do milionário grupo Amazonfort

Porém, a alteração da histórica praça feita pelo grupo Amazonfort que mais chamou a atenção foi a transformação de uma das locomotivas em um food-truck. Mesmo aparentando ser uma ideia, a transformação de uma locomotiva em food-truck é o atestado do fim do sonho de muitos portovelhenses em dar uma volta pela lendária “Ferrovia do Diabo”.

Com mais de cem anos de história a EFMM foi desativada oficialmente na década de 60, deixando de fazer o percurso de que ligava Porto Velho a Guajará-Mirim, porém, um trecho turístico que ia da praça até a igreja de Santo Antônio seguiu funcionando por anos e a reativação ao menos desse passeio era um sonho de muitos portovelhenses.

História da “Ferrovia do Diabo” é conhecida em todo o mundo

Mas agora, ao invés de um roteiro histórico em uma locomotiva construída a sangue, suor e morte de milhares de pessoas de várias partes do mundo, o portovelhense poderá comer um sanduíche nela, fato que aponta que ao invés da valorização cultural do patrimônio histórico o lucro é preocupação da Amazonfot.

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9 comentários em “DESRESPEITO – Amazonfort transforma locomotiva em food-truck”

  1. Veja bem: quem fez o projeto foi a atual gestão municipal , eu tenho como provar e a Amazonfort so fez a adequação em cima do que a Prefeitura fez….está claro que o prefeito queria acabar de vez com o passeio turístico e essa desmoralização agora foi para acabar de vez com o património historico e transforma- lo em um shopping , e tudo isso com recursos ambientais da Santo Antonio Energia.

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  2. PORTO VELHO uma Cidade Malfadada e Condenada a ser tragada do mapa por culpa de seus Politicos, Instituiçoes e uma Populaçao sem um minimo de Pertecimento por sua Historia Material e Imaterial.
    O BAIRRO TRIANGULO, a FERROVIA MADEIRA MAMORE e a ORLA do MADEIRA, AGORA SAO RUINAS !
    Enquanto isso, o Prefeito desta cidade, o maior TRAIDOR de todos que a EFMM ja teve, e seus COMPARSAS INSTITUCIONAIS, trocaram uma Revitalizaçao de Ferrovia a Sa e o seu Passeio Turistico por conta contrapartidas da Usina, por PEDRAS e PSEUDO MURO de CONTENÇAO e um Complexo Ferroviario Tombado por um Shop Comercial e Turistico, com a ANUENCIA DE QUEM DEVERIA CUIDAR:: O IPHAN.
    A “Obra” que por acordo homologado em 2017, deveria ter terminado e entregue para a populaçao ate MARÇO-2020, passados cerca de 4 anos sequer tem previsao de Entrega. https://www.facebook.com/manuel.coelho.739/posts/pfbid036wWg82jf3CDe8MyLzHd4p3DantW2a4XKFfHsQTBuoDLGD4MKPPCEzc8aavS4ju2Al

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  3. COMO EU ESPERAVA, O VEREADOR NAO CONTESTOU NADA E AINDA ME EXCLUIU E BLOQUEOU….. !!!!!
    Voce traiu seu proprio discurso, ao se quedar inerte frente as tentativas de acabarem com o que restou da MM, permitindo e ainda defendendo um prefeito que transforma um Complexo Ferroviario em Complexo “Turistico”, sem trens e sem barcos turisticos e entregues para uma empresa Privada admnistrar um Patrimonio Historico da Uniao e tombado pela lei 25-1937. Tambem que a Cessao de Uso gratuito pela SPU para a Prefeitura tenha sido Terceirizada por esta, a uma empresa privada. Voce alem de ter traido seu proprio discurso, tambem tem sido conivente e apoiado todas as açoes de desmanche e descaracterizaçao do Patrimonio Historico da MM, promovida por esta Prefeitura e d+ instituiçoes parceiras. Lembrando, que tambem, voce nao se insurgiu implicitamente quando trocaram a obra de Revitalizaçao da MM ate SA e por consequencia o Passeio Turistico a SA que deveria ter sido executada pela Contrapartida da Usina, a trocando por um Mero montao de Pedras a que chamam de Muro de Contençao. Concerteza que 23 Milhoes que deveriam ter sido gastos na revitalizaçao da Ferrovia ate SA, 8km, e foram gastos nesse “Muro” seja a obra mais cara do Planeta. Pare de falar nessa Ferrovia ate SA, ela nunca sera construida, se nao o foi ate agora com verbas da Usina, nao o sera pelo poder Publico que o fara, alias este Trocou uma Revitalizaçao a SA por um “muro” que deveriam ter arcado a suas proprias custas conforme destinava ACP JF contençao. Concerteza que essa obra so sera aprovada e o Complexo reaberto depois que o Iphan tiver aprovado a execuçao de TODO o PROJETO EXECUTIVO. Pelo acordo homologado na Jf em 2017, esta incluida a revitalizaçao da Bucyrus como sendo parte da Revitalizaçao do Complexo, e ate hoje continua abandonada sem qualquer indicio, que sera cumprido o tal Acordo. Esperei para me manifestar ate ter a certeza, de que realmente voce Vereador, estava mais interessado na “Politica” do que em Preservar a MM e a sua Historia. Deveria ter lutado para que a DECISAO Março-2017 do Desembaragdor Souza Prudente do TRF-1 tivesse sido cumprida e nao transformada em negociata pelos da Politica e seus interesses. A MADEIRA MAMORE ACABOU, VIROU UM SHOPPING COMERCIAL. sem trens e sem barcos turismo. EU ACREDITEI EM VOCE, MAS ESTAVA ERRADO, bastando ler seus comentarios em suas postagens, mostrando que o Prefeito e seus politicos desta Cidade, é mais importante que a MM. Eu como forasteiro e estrangeiro, nao devo nada para ninguem, nunca usei a minha luta em defesa da MM para me alçar politicamente, financeiramente ou desfilar nas Midias. O que fiz esta feito e ninguem rasgara e me acusara de meus atos. O FUTURO BREVE MOSTRARA QUEM FORAM OS DEFENSORES DE FACTO E QUEM FORAM AQUELES QUE TRAIRAM A M.M..>>>>>https://www.facebook.com/manuel.coelho.739/posts/pfbid036wWg82jf3CDe8MyLzHd4p3DantW2a4XKFfHsQTBuoDLGD4MKPPCEzc8aavS4ju2Al

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  4. lá se vai meu sonho de casar levada na locomotiva até a igreja! achei legal o fato da reforma mas nem os artesãos que trabalhavam lá iram voltar a trabalhar lá. Agora só quem tem dinheiro vai poder trabalhar lá dentro! pois o prefeito enganou o povo!
    más tá tudo bem né?
    é o tal do progresso que só chega pra quem tem peixada.

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    • Sinto muito que seu Sonho e de outras pessoas, nao possa mais ser realizado, apesar de politiqueiros embusteiros continuarem a dizer que ainda tera o tal passeio de Pvh a S.A!!!
      Desde o vento da construçao das Usinas do Madeira, foram impostas as mesmas Condicionantes com Contrapartidas a nivel Federal, de obras a serem realizadas pelas mesmas, para efeito de licienciamento ambiental, etc e tal…..
      No que se refere a Pvh, a Usina de SA, teria de arcar com os custos e construçao de:Revitalizaçao da ferrovia de Pvh a SA, revitalizaçao do complexo, do complexo da Candelaria, etc e tal….oram postergando essas contrapartidas e Acoes Civis Publicas nos MP´s e JF.
      Em Marco de 2017, o TRF-1 em Decisao Liminar em Agravo impoe a Usina o cumprimento das Contrapartidas assumidas pela Usina de Sa.
      Foi o bastante para que as Instituiçoes Publicas incluidas nesse “projeto” e a Usina chegaram e proposeram um Acordo que foi Homologado pela JF em Pvh.
      Antes disto a Usina ja tinha produzido “2 ESTUDOS”, o 1 estudo de revitalizaçao da ferrovia a de pvh a SA, orçado em cerca de 28 MILHOES de R$ e o 2 “estudo”, o projeto de Viabilidade do Passeio Turistico de P.vh a Sa para o qual contrataram uma empresa, para dizer de uma forma em geral que o PASSEIO TURISTICO DARIA UM PREJUIZO MENSAL DE MAIS DE 300.OOO,00……..
      No fim de contas o acordo entre as aprtes foi homologado na JF …a Usina usaria 23 milhoes de r$ como limite para gasto, e de que tal dinheirama seria usada, nao para revitalizar a ferrovia e nem o passeio turistico, mas sim usado para construir o que chamaram de “Muro de Conteçao de uns 600 m na frente do Complexo e transformar um Complexo Ferroviario em um Shopping sem trens e nem barcos de turismo.
      Como se nao bastasse a prefeitura decidiu Terceirzar a uma empresa privada sua cessao de uso gratuita concedida pelo SPU. Fizeram 3 licitaçoes e na terceira essa empresa indicada na materia ganhou e teve contrato aprovado por 10 anos.
      Pelo acordo homologado pela JF o termino da obra seria de 180 dias, data limite para entrega a populaçao Março-2020. Estamos fechando Junho 2023 e sequer existe previsao de entrega desse Shopping. Os possiveis permissionarios dessa nova Empresa nao pagarao barato por suas permissoes.
      Enquanto isso, como vc mesma disse este prefeito enganou a todos, tanto É que apresentou um PROJETO PARADISIACO DE REVITALIZAÇAO EM VIDEO INSTITUCIONAL……..SIMPLESMENTE UM EMBUSTE E FALSA PROPAGANDA…BASTA COMPARAR COM O QUE TEMOS DE REAL NO COMPLEXO>>>

      .https://www.youtube.com/watch?v=K-whnHWzJRs

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      • *** O Estado de Ro como tombador da EFMM, deveria efetuar consulta ao SPU para que fosse informado da legalidade ou nao desta Terceirizaçao de cessao de uso”pela atual concessionario a prefeitura!!>>>>> Eu entendo que os 3 poderes, cometeram um gravissimo erro ao tratarem o que sobrou da MM com desdem, desmanche e omissao. Neste caso do Complexo Ferroviario, os 3 poderes o deveriam ter assumido de forma participativa e ativa e nao o terem ALIENADO a um Empresa Privada, que sequer consegue manter Porto Velho em minimas condiçoes sanitarias. Os 3 poderes, perderam uma oportunidade espectacular de ao admnistrarem o Complexo em forma de “consorcio” implementarem diversas politicas publicas direcionadas a Historia Cultura e Turismo, e mostrarem para toda a populaçao para que deveriam e a quem e como servir. Me parece, pelo andamento da “carroça” no Complexo, que ainda pode vir a existir ou a surgir essa alternativa………..! Spu concedeu uma Cessao Publica Gratuita para a Prefeitura. Esta Terceirizou a meu ver ilegalmente esta cessao e a uma Empresa Particular/Privada. Esta novamente terceirizou o que ja tinha sido terceirizado a uma Empresa criada recentemente por esse grupo, com a finalidade de “tomar de conta” do Complexo.>>”””Art. 11. As coisas tombadas, que pertençam à União, aos Estados ou aos Municípios, inalienáveis por natureza, só poderão ser transferidas de uma à outra das referidas entidades.”””” https://www.planalto.gov.br/ccivi…/decreto-lei/del0025.htm

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