Em uma operação conjunta realizada nesta terça-feira (5), a Polícia Civil de Mato Grosso, em colaboração com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Rondônia (Ficco/RO), prendeu Eládio Lopes de Amorim, de 53 anos, acusado de um homicídio ocorrido em 1995, no garimpo Mutum, em Juína (MT). Eládio estava foragido desde 2011, quando foi condenado a 14 anos de prisão pelo assassinato de Noel Carlos da Silva, conhecido como “Baixinho.”
O crime aconteceu em 21 de maio de 1995, em uma cantina do garimpo. Testemunhas relataram que Noel provocou Eládio, pedindo que atirasse em uma garrafa de cachaça no chão e, diante da recusa, desafiou o acusado a atirar em seu peito. Em resposta, Eládio disparou três tiros contra Noel, que faleceu no local. Após o crime, ele fugiu do garimpo e permaneceu escondido por anos, mudando-se para Porto Velho para evitar a prisão.
Em 2011, o Tribunal do Júri de Mato Grosso condenou Eládio por homicídio qualificado, considerando o motivo fútil e o recurso que dificultou a defesa da vítima. Desde então, ele entrou na lista de procurados pelas forças de segurança do estado.
Após investigações estratégicas e apoio da Ficco/RO, as equipes da Polícia Civil conseguiram localizá-lo e efetuar a prisão em Porto Velho. Eládio será transferido para o sistema prisional de Mato Grosso, onde cumprirá a pena em regime fechado, encerrando anos de fuga e evasão da justiça.