Com o objetivo de modernizar o atendimento e facilitar o acesso da população aos serviços públicos, o governo de Rondônia chegou a marca de mais de 100 serviços digitais oferecidos no Portal do Cidadão, que somam mais de 4 milhões de acessos desde o seu lançamento.
Lançado em 2022, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia e Comunicação (Setic), o portal é uma plataforma integrada que unifica diversos serviços de interesse da população, como o agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN); solicitação do Passe Livre para Idosos e Pessoas com Deficiência (PcD); solicitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, e obtenção da declaração para doadores.
Entre os novos serviços disponibilizados, destacam-se:
- Emissão de Certidão Negativa de Débitos Estaduais Ativa;
- Solicitação de regularização de débitos protestados em cartório;
- Agendamento para desbloqueio do ComCard; e
- Renovação e retirada da carteirinha de Passe Livre para PcD.
A plataforma utiliza a tecnologia de login único do governo federal, o GOV.BR, oferecendo maior segurança e praticidade. Com apenas alguns cliques, o cidadão pode realizar agendamentos, solicitações e acompanhar o andamento de processos sem precisar se deslocar até os pontos de atendimento físicos.
INOVAÇÃO E EFICIÊNCIA
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância desse avanço para o estado. “Com a ampliação dos serviços digitais no Portal do Cidadão estamos possibilitando mais eficiência, transparência e comodidade à população.”
O superintendente da Setic, Delner Freire, evidenciou a relevância dos serviços oferecidos. “Com mais de 100 serviços no Portal do Cidadão e 4 milhões de acessos, continuamos inovando para proporcionar mais acessibilidade e eficiência ao rondoniense.”
Esses resultados evidenciam o engajamento do governo de Rondônia com a transformação digital no estado e a inclusão digital, garantindo mais facilidade e comodidade no acesso aos serviços públicos.