Search
Close this search box.

Coronavirus: Óbitos relacionados à insuficiência pulmonar serão investigados pela Agevisa

A notificação da Agevisa foi enviada às secretarias municipais e publicada na última edição do Diário Oficial do estado (Diof).

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) pediu para que os 52 municípios de Rondônia passem a investigar 100% dos óbitos por síndrome respiratória aguda grave. A medida faz parte do enfrentamento de emergência de saúde pública contra o coronavírus.

A notificação da Agevisa foi enviada às secretarias municipais e publicada na última edição do Diário Oficial do estado (Diof).

Segundo a agência, várias medidas devem ser adotadas imediatamente pelos municípios, entre elas:

  • Notificação de todos os casos suspeitos de coronavírus em até 12 horas, que deve ser informada ao Cievs.
  • Investigação de 100% dos óbitos por síndrome respiratória aguda grave.
  • Criar o Disque Coronavírus à população, com funcionamento de segunda a sexta, incluindo feriados, das 8 às 12h e de 14 às 18h; e aos sábados de 8 às 12 h.
  • Elaborar um Plano de Contingência Municipal de enfrentamento ao coronavírus.
  • Oferecer treinamento aos profissionais da rede local e usuários quanto ao manejo do coronavírus e uso de EPI.
  • Criar horário estendido entre segunda a sexta-feira, durante a campanha de vacinação da influenza e sarampo, e finais de semana, preferencialmente em lugares abertos da Unidade de Saúde, para evitar aglomeração de pessoas.

De acordo com a recomendação da Agevisa, os municípios têm prazo de 72 horas para informar as medidas adotadas pelas respectivas secretarias.

Casos de coronavírus em Rondônia

Rondônia segue com 3 casos confirmados da Covid-19, conforme balanço divulgado no fim da tarde de domingo (22). O primeiro foi registrado em Ji-Paraná no dia 19 de março. O paciente é um homem de 29 anos, morador de São Paulo, que esteve na cidade para trabalhar.

Durante coletiva de imprensa no sábado (21), o secretário de estado de saúde, Fernando Máximo confirmou os dois primeiros casos da doença em Porto Velho.

No domingo (22), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) disse que testou positivo para Covid-19. Marcelo Thomé participou da viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos no início do mês. Até o momento 22 pessoas da comitiva testaram positivo para a doença.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias