Publicidade

Mestrado para professores da educação básica abre 4,7 mil vagas

Cursos serão ministrados por instituições nacionais de ensino superior

No Brasil, foram disponibilizadas mais de 4,7 mil vagas em programas de mestrado destinados a professores da educação básica, como parte de sete programas profissionais para docentes da área. Essas iniciativas visam aprimorar a formação desses profissionais.

Publicidade

No total, são 4.786 vagas distribuídas em diferentes áreas, incluindo matemática (1,8 mil vagas), letras (721 vagas), física (710 vagas), história (672 vagas), biologia (330 vagas), artes (301 vagas) e química (252 vagas). A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou esses números.

Publicidade

Os cursos estão programados para iniciar no primeiro semestre de 2024, e os prazos de seleção variam de acordo com cada programa. Vale ressaltar que as aulas serão conduzidas no formato semipresencial.

O programa, conhecido como Prof/ProEB, foi estabelecido em 2011 e tem como objetivo oferecer formação continuada de nível stricto sensu (mestrado e doutorado) para professores em exercício na educação básica. Esses cursos serão ministrados por redes nacionais de instituições de ensino superior, visando ao aprimoramento do corpo docente da educação básica no país.